“Sem conseguir sacar o dinheiro”: Falência de banco é confirmada no Jornal Nacional e clientes em desespero

O fim de um banco gigantesco confirmado no Jornal Nacional em 2023
E foi no dia 11 de março de 2023, que os jornalistas Ana Luiza Guimarães e Márcio Bonfim, pararam o Jornal Nacional com uma notícia surpreendente. Isso porque os apresentadores substitutos do telejornal da Rede Globo confirmaram a falência de uma mega instituição financeira. A seguir, confira todos os detalhes sobre a edição do noticiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os apresentadores substitutos de Renata Vasconcellos e William Bonner atualizaram as informações sobre a falência do Silicon Valley Bank em março de 2023. Vale destacar que os jornalistas Ana Luiza Guimarães e Márcio Bonfim fazem parte do rodízio aos sábados do telejornal. Onde entram em cena em razão do descanso dos âncoras oficiais do telejornal.
Bom, segundo a ‘wikipédia’, o Silicon Valley Bank (SVB) foi um banco comercial com sede em Santa Clara, Califórnia. Fundado em 1983, o SVB estava na lista de um dos maiores bancos dos Estados Unidos e, sem sombra de dúvidas, era o maior banco do Vale do Silício. Vale dizer que, a empresa tinha seu forte em empréstimos para empresas de tecnologia, além de fornecer vários serviços para capital de risco, entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Jornal Nacional, o jornalista confirmou que a quebra do Silicon Valley Bank foi a segunda maior do setor bancário dos Estados Unidos. “A quebra de um banco ligado a empresa de tecnologias nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro”, iniciou o substituto de William Bonner na ocasião.
Na reportagem, o Jornal Nacional revelou que o público alvo eram startups de tecnologia, as empresas que começavam pequenas, mas tinham chances de crescer. “Sem conseguir sacar o dinheiro, os clientes ficaram em filas em frente ao banco”, disse a reportagem.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mais sobre o assunto
Conforme as informações que estavam sendo divulgadas pelo jornalista da Rede Globo, o banco concedeu inúmeros empréstimos a juros baixos. No entanto, o Banco Central americano havia passado a subir a taxa de juros para conter a inflação. O que foi um dos grandes gatilhos para que os problemas do Silicon Valley Bank começassem a surgir.
“O que todo banco faz é pegar o dinheiro dos clientes e aplicar em outros investimentos, com a alta, esses rendimentos passaram a render menos. O banco teve que fazer transações financeiras, que trouxeram prejuízo, houve uma crise de confiança e os clientes correram para tirar o dinheiro. Na quinta-feira, sacaram 42 bilhões e o banco entrou no vermelho”, disse o repórter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, os apresentadores do Jornal Nacional naquela edição admitiram que inúmeras empresas que estavam no banco ficaram preocupadas com o dinheiro. Uma das empresárias que possuia conta na instituição chegou a expor que não conseguiu sacar 10 milhões no banco, fato que levou milhares de clientes e ficarem preocupados.

Segundo informações divulgadas pelo portal ‘G1’, o portal digital de notícias da Globo, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, acabou sendo constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes, por isso acabou fechado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em casos de falência?
O processo reúne os bens do empresário e dos sócios em questão. Assim, a Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.
Se o profissional for dispensado, é indicado que ele procure um advogado trabalhista quanto antes para dar entrada em uma ação que garanta que a rescisão seja paga. O pagamento pode acabar sendo demorado, mas deve ser cobrado em juízo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br