“Sem conseguir sacar o dinheiro”: Falência de banco é confirmada no Jornal Nacional e clientes em desespero

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência de banco é confirmada no JN e clientes em desespero (Foto: Reprodução / Internet)

O fim de um banco gigantesco confirmado no Jornal Nacional em 2023

E foi no dia 11 de março de 2023, que os jornalistas Ana Luiza Guimarães e Márcio Bonfim, pararam o Jornal Nacional com uma notícia surpreendente. Isso porque os apresentadores substitutos do telejornal da Rede Globo confirmaram a falência de uma mega instituição financeira. A seguir, confira todos os detalhes sobre a edição do noticiário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os apresentadores substitutos de Renata Vasconcellos e William Bonner atualizaram as informações sobre a falência do Silicon Valley Bank em março de 2023. Vale destacar que os jornalistas Ana Luiza Guimarães e Márcio Bonfim fazem parte do rodízio aos sábados do telejornal. Onde entram em cena em razão do descanso dos âncoras oficiais do telejornal.

Bom, segundo a ‘wikipédia’, o Silicon Valley Bank (SVB) foi um banco comercial com sede em Santa Clara, Califórnia. Fundado em 1983, o SVB estava na lista de um dos maiores bancos dos Estados Unidos e, sem sombra de dúvidas, era o maior banco do Vale do Silício. Vale dizer que, a empresa tinha seu forte em empréstimos para empresas de tecnologia, além de fornecer vários serviços para capital de risco, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silicon Valley Bank teve suas portas fechadas em março de 2023 (Reprodução: Internet)

Durante o Jornal Nacional, o jornalista confirmou que a quebra do Silicon Valley Bank foi a segunda maior do setor bancário dos Estados Unidos. “A quebra de um banco ligado a empresa de tecnologias nos Estados Unidos despertou uma preocupação no mundo inteiro”, iniciou o substituto de William Bonner na ocasião.

Na reportagem, o Jornal Nacional revelou que o público alvo eram startups de tecnologia, as empresas que começavam pequenas, mas tinham chances de crescer. “Sem conseguir sacar o dinheiro, os clientes ficaram em filas em frente ao banco”, disse a reportagem.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Márcio Bonfim e Ana Luiza Guimarães no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

Mais sobre o assunto

Conforme as informações que estavam sendo divulgadas pelo jornalista da Rede Globo, o banco concedeu inúmeros empréstimos a juros baixos. No entanto, o Banco Central americano havia passado a subir a taxa de juros para conter a inflação. O que foi um dos grandes gatilhos para que os problemas do Silicon Valley Bank começassem a surgir.

“O que todo banco faz é pegar o dinheiro dos clientes e aplicar em outros investimentos, com a alta, esses rendimentos passaram a render menos. O banco teve que fazer transações financeiras, que trouxeram prejuízo, houve uma crise de confiança e os clientes correram para tirar o dinheiro. Na quinta-feira, sacaram 42 bilhões e o banco entrou no vermelho”, disse o repórter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, os apresentadores do Jornal Nacional naquela edição admitiram que inúmeras empresas que estavam no banco ficaram preocupadas com o dinheiro. Uma das empresárias que possuia conta na instituição chegou a expor que não conseguiu sacar 10 milhões no banco, fato que levou milhares de clientes e ficarem preocupados.

Silicon Valley Bank foi à falência (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo informações divulgadas pelo portal ‘G1’, o portal digital de notícias da Globo, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, acabou sendo constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes, por isso acabou fechado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens do empresário e dos sócios em questão. Assim, a Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.

Se o profissional for dispensado, é indicado que ele procure um advogado trabalhista quanto antes para dar entrada em uma ação que garanta que a rescisão seja paga. O pagamento pode acabar sendo demorado, mas deve ser cobrado em juízo.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile