Funcionários sem chão: A falência de emissora da TV aberta tão tradicional quanto Record e Globo no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/05/2024 19h02

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissora fez parte da história dos brasileiros (Foto: Divulgação)

O canal esteve no ar por quase três décadas, mas teve um triste fim em meio aos problemas financeiros e perdeu a concessão

Líderes da TV aberta, a Globo, a Record e o SBT estão entre as principais emissoras do Brasil. Na lista mundial, a empresa multimídia da família Marinho aparece em segundo lugar, ficando atrás somente da ABC, dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas elas têm uma longa história e fazem parte da vida das pessoas, já que a televisão continua sendo o meio de entretenimento, cultura e lazer mais acessível. Porém, um antigo grupo, que foi tão grande quanto as concorrentes, teve uma triste saída do ar.

Emissora
Antes da Globo, da Record e do SBT, uma outra emissora dominava o mercado de mídia no Brasil (Foto: Divulgação)

Caso você não se lembre, com certeza sua mãe ou avó irão se recordar da Rede Tupi. Há 44 anos, a emissora foi extinta da programação, depois de ser responsável por sucessos que marcaram época, como Direito de Nascer, Repórter Esso e Silvio Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundado pelo jornalista Assis Chateaubriand, nos anos 50, o canal ainda trouxe à tona o Sítio do Pica-Pau Amarelo, Mazzaropi, entre outras várias atrações que foram revolucionárias para a época. Mas, lamentavelmente, a má administração fez com que fossem tirados da grade.

Emissora, Rede Tupi
A Rede Tupi foi uma importante emissora brasileira (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a Rede Tupi?

Segundo o Splash, do Uol, após a morte do fundador, em 1968, a emissora passou a enfrentar problemas financeiros de forma gradual. Foram processos, greves, demissões e dívidas que começaram a se acumular cada vez mais, causando a perda de sua concessão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No dia 18 de julho de 1980, a sede do canal, que ficava em São Paulo, teve os transmissores lacradores por engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações e agentes da Polícia Federal. O mesmo aconteceu em outros estados, dando fim de vez ao grupo.

Ainda de acordo com a matéria, a cena foi bem triste. Os funcionários, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho e aos artistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.