Uma empresa gigante não conseguiu disputar com a Netflix e acabou tendo sua falência decretada
Uma empresa gigante, que fez muito sucesso na década de 90, teve a sua falência decretada em 2011. A situação se agravou ainda mais com o crescimento da Netflix, que revolucionou o mercado, deixando as mais antigas para trás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As plataformas de streaming hoje são gigantes, mas poucos anos atrás, ninguém comentava muito sobre elas. Isso porque, quem gostava de assistir filmes e séries precisavam ir até a locadora, para alugar por alguns dias os DVDs.
Uma das gigantes mundiais era a Blockbuster, fundada no dia19 de outubro de 1985, por David P. Cook, no Estados Unidos. Sua crescente foi enorme e no auge chegou a ter mais de 9 mil lojas espalhadas pelo mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal ‘CNN’, a locadora passou a enfrentar seus primeiros indícios de decadência e entre 2003 e 2005 perdeu 75% de seu valor de mercado. No Brasil, em 2007, a Americanas comprou a empresa em um negócio de R$162 milhões.
Nessa época, a Blockbuster tinha 127 lojas espalhadas em todos os territórios do país, porém, com o tempo foi se transformando na famosa Americanas Express.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
A falência da Blockbuster
Ainda segundo a CNN, em 2011 a Blockbuster decretou falência, já que estavam com uma dívida e mais de 1 bilhão de dólares. Neste mesmo ano, a Dish Network comprou a massa falida, em uma negociação de 320 milhões de dólares.
Em 2014, todas as unidades da marca pelo mundo inteiro fecharam, exceto a loja em Oregon, que permanece aberta até os dias de hoje. Na época, o CEO da Dish Network, Joseph Clayton, comentou sobre a situação das locadoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta não é uma decisão fácil, mas o consumidor agora opta claramente por ferramentas de distribuição digital de entretenimento em vídeo”, disse ele. Portanto, o crescimento da Netflix não culminou somente no fim da Blockbuster, como o de outras dezenas de empresas do segmento.
Em quantos países a plataforma está?
A Netflix encontra-se em 190 países e assim conta com um número gigante de usuários. Em março de 2023 superou os 232 milhões de assinantes, e segue até os dias de hoje batendo recordes de assinaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE