Calote de R$1 bilhão: A falência de gigante dos eletrodomésticos após ser aniquilada pelas Casas Bahia

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Loja fechada, homem triste e Casas Bahia (Fotos: Reproduções / Canva / Divulgação)

As varejistas são destaque na economia brasileira devido a popularidade. Durante anos, inúmeras empresas chegaram a abrir, mas nem todas conseguiram lidar com à crise financeira. Nesta terça-feira, 30, iremos relembrar a falência de uma gigante dos eletrodomésticos após ser aniquilada pelas Casas Bahia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o cenário econômico lida com uma forte crise, principalmente após a pandemia da Covid-19. Mas, engana-se quem as dificuldades financeiras ocorrem apenas nos dias atuais. Na década dos anos 80 e 90, o mercado também lidou com fortes problemas.

No ano de 1957, uma das varejistas mais conhecidas de eletrodomésticos foi fundada no interior de São Paulo, em Lins. A empresa, conhecida como Arapuã, ganhou destaque em pouco tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa chegou a ter mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil, vendendo, majoritariamente, eletrodomésticos. No ano de 1996, chegou a ter o faturamento de 2,2 bilhões, segundo o portal Exame.

Nos anos 90, a Arapuã era uma das maiores varejistas do Brasil, rivalizando com as Casas Bahia e o Ponto Frio, que são vistas como as maiores atualmente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FALÊNCIA DA EMPRESA

No entanto, por conta da alta inadimplência de vendas a prazo, a empresa passou a lidar com problemas financeiros. Na época, as dívidas chegaram a ultrapassar R$1 bilhão.

Visando sair da crise, no ano de 1998, a varejista entrou em concordata, espécie de recuperação judicial dos dias atuais. Porém, mesmo com o acordo para reestruturar o negócio, a empresa não conseguiu se reerguer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da alta inadimplência de vendas a prazo, a Arapuã não conseguiu superar a concorrência acirrada, seja da Casas Bahia ou do Ponto Frio, e perdeu ainda mais vendas, o que prejudicou suas contas.

Em julho de 2002, a Justiça decidiu em primeira instância decretar a falência da Arapuã. Na época, a varejista chegou a reverter a decisão. Mas, em 2009, o STF voltou a declarar a falência da varejista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como ver fatura Casas Bahia pelo CPF?

Fundada em 1952, a Casas Bahia tornou-se uma das principais varejistas do Brasil. Além dos produtos, a empresa também dá a possibilidade de criar um cartão de crédito.

Inclusive, muitos brasileiros possuem o cartão de crédito da varejista, mas muitos ficam na dúvida de como ver a fatura. Veja o passo a passo”

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile