Enquanto esteve ativa, a empresa virou referência de marketing para as novatas no mercado, mas foi dissolvida e vendida à rival, que segue atuando
Durante longos anos, uma importante rede de lojas teve uma história de sucesso no setor de varejo no país. Foram décadas movimentando fortunas, até que, surpreendentemente, a gigante brasileira revelou um processo de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No auge, o grupo chegou a bater de frente com as Casas Bahia, que surgiu na mesma época e também teve um crescimento meteórico entre o público. Ambas disputavam os mesmos clientes e a colocação na lista das grandes companhias nacionais.
Para quem não se lembra, a Ultralar, fundada em 1956, foi criada pelo empresário Ernesto Igel. Naquela época, o marketing, que ainda era uma ação segmentada, foi revolucionário e assustou a concorrência: a comercialização de fogões foi associada aos botijões de gás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se destacando das demais concorrentes, o grupo fechou um acordo multimilionário com a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio, a atual Ultragás. Essa parceria, que envolveu um alto dinheiro, foi certeira e as vendas estouraram para a marca que fez importantes investimentos.
No entanto, nem todos eles deram certo como o primeiro, que levantou seu nome. Segundo a CNN Brasil, na década de 90, a Ultralar começou a enfrentar dívidas e precisou passar por uma reestruturação. Já na virada para os anos 2000, não conseguindo que o plano fosse para frente, eles tiveram falência decretada, sem chances de seguir funcionando.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Como parte do processo para quitar as contas que ficam abertas com as ações erradas, boa parte das lojas foram compradas pelas Casas Bahia por um valor multimilionário. O restante, que a Ultralar havia aberto como uma proposta de supermercados inspirado no Pão de Açúcar, foi arrematado pelo Grupo Carrefour, que hoje é o maior dentro do setor no Brasil.
Depois disso, todas as unidades assumiram o nome das atuais donas. Ao todo, a rede esteve em funcionamento por 44 anos, até que as lojas fossem vendidas e a marca sumisse do mapa das varejistas. O escritório, que ficava no Rio de Janeiro, chegou a ser lacrado pela Justiça e, desde então, não foram encontrados pronunciamentos oficiais por parte deles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em casos de falência?
Esse processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que deve ser liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ser revertido, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE