Falência de rede de supermercados no Brasil popular igual ao Assaí chega após 44 anos com 700M indo nos ares

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/08/2024 11h51

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do Assaí / Falência - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a falência de uma grande rede de Supermercados no Brasil tão grande quanto a empresa Assaí

Quando o assunto se trata da falência de grandes supermercados, é algo que acaba afetando um cenário tanto econômico quando social. Inclusive, nesta quarta-feira (7), relembraremos sobre a situação vivida por uma rede tão quando quanto o Assaí, que chegou ao fim após 44 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que, nos anos 90 diversas empresas acabaram fechando suas portas e uma em específico, que se trata de uma rede gigante de supermercados, acabou deixando apenas saudades no coração dos seus clientes.

Estamos falando das famosas Casas da Banha, rede de supermercados criada em 1955 pelo empresário Climério Veloso, também proprietário do Jornal dos Sports com sede no Rio de Janeiro. Com rápido crescimento, no fim dos anos 70 teve uma expansão avassaladora no Rio de Janeiro após comprar a rede de supermercados Ideal e Merci.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casas da Banha - Foto Internet
Casas da Banha era uma das redes mais tradicionais do país (Foto Reprodução/Internet)

A empresa era tão gigante que, segundo informações do portal Wikipédia, seu faturamento anual ultrapassava US$ 700 milhões.

Eles foram responsáveis pelo primeiro hipermercado brasileiro, responsável por uma torre com relógio gigante com 4 faces. Nos anos 80, para se ter noção do tamanho que era a rede de supermercados Casas da Banha, eles contavam com 224 lojas espalhadas em sete Estados do país, são eles:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Veja mais noticias em ZéNewsAi

  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Petrópolis, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Niterói, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, São João de Meriti, Valença, Rio Bonito, Campos, Barra Mansa, Araruama, Macaé, Barra do Piraí, Três Rios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Mesquita, Belford Roxo, Itaguaí, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Vassouras, Seropédica.
  • São Paulo: São Paulo, São Bernardo do Campo, Osasco, Mauá, São Caetano do Sul, Guarulhos, Ribeirão Pires.
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Barbacena, Muriaé, Montes Claros, Além Paraíba, Janaúba, Januária, Francisco Sá, Pirapora.
  • Distrito Federal: Brasília, Taguatinga, Sobradinho.
  • Amazonas: Manaus
  • Bahia: Salvador
  • Roraima: Boa Vista.
Casas da Banha, Falência
O supermercado Casas da Banha foi o segundo maior do Brasil, mas decretou falência nos anos 90 (Foto: Divulgação)

O fato é que os anos 90 foram derradeiros para o fim da Casas da Banha e sua rede de supermercados. Em 1991, a Casas da Banha tinha 9 mil funcionários, ou apenas metade do contingente alcançado do início da década anterior.

Em 1992, de 224 lojas, pelo menos 149 foram vendidas, ou passadas para seus antigos donos como forma de pagamento de dívidas e 75 permaneciam fechadas à espera de negociação, incluindo o Porcão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois deste longo processo de decadência, a empresa acabou por ter sua falência decretada em 1999

O que acontece depois da falência de uma empresa?

Não é unanimidade, mas, na maioria dos casos, após decretar a falência, os bens da empresa, assim como do empresário, podem ser reunidos e liquidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, serão usados para pagar tudo que deve. Além disso, os proprietários e sócios da empresa não podem exercer qualquer atividade empresarial até o fim do processo judicial de falência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.