Morte devastadora e falência decretada: 2 gigantes redes de supermercado têm fim desolador no RJ

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/01/2025 10h30

4 min de leitura

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Falência e fim de duas grandes nomes do setor de supermercados desolam clientes (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

Dois grandes nomes do setor dos supermercados têm fim desolador no Rio de Janeiro e situação deixa clientes sem chão

Quando falamos em fechamentos e falências de grandes varejistas, o impacto do fim é sempre devastador, ainda mais no setor de supermercados.

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Até porque essas redes costumam ter um peso a mais na economia de um país, especialmente quando as mesmas estão localizadas em grandes metrópoles, como o Rio de Janeiro.

Isso sem falar que elas costumam empregar milhares de pessoas e são fontes relevantes de arrecadação fiscal.

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O setor dos supermercados é um dos que mais impactam a economia do país (Foto: Reprodução / Internet)

Diante disso, a partir de informações divulgadas pelo portal Wiki e do Blog Sérgio Castro, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes de dois casos como esses, ocorridos na região do RJ e que até hoje deixam milhares de consumidores sem chão.

1 – Paes Mendonça:

Fundado nos anos 30 por Mamede Paes Mendonça, um empreendedor sergipano com pouca escolaridade, o grupo começou com uma padaria em Aracaju (SE).

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A visão de Mamede o levou a transformar seu pequeno negócio em um império do varejo:

  • Em 1942, ele abriu uma loja de secos e molhados e, em 1959, inaugurou seu primeiro supermercado, em Salvador (BA).
Rede Paes Mendonça expandiu da Bahia ao Sudeste, incluindo cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Foto Reprodução/Montagem/ Tv Foco/YouTube)
Rede Paes Mendonça expandiu da Bahia ao Sudeste, incluindo cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Foto Reprodução/Montagem/ Tv Foco/YouTube)

Crises e disputas:

Apesar de sua relevância no mercado, o Grupo Paes Mendonça começou a enfrentar dificuldades financeiras nos anos 80.

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A rápida expansão exigiu investimentos pesados, e o grupo acumulou dívidas consideráveis. Internamente, a família também enfrentava tensões:

  • Mamede discordava de seu sobrinho, João Carlos Paes Mendonça, que detinha 20% do capital e defendia um foco no Nordeste.
  • João Carlos deixou a sociedade nos anos 1980, levando consigo lojas em Sergipe, que mais tarde formariam a rede Bompreço.

Além disso, Mamede tomou decisões controversas, como a aquisição da cadeia Unimar no Nordeste, contrariando os interesses de outros sócios.

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Essas escolhas contribuíram para aumentar as pressões financeiras e desgastes dentro da família.

Autofalência:

Em fevereiro de 1993, após anos de dificuldades para equilibrar as contas, Mamede Paes Mendonça foi obrigado a vender as 59 lojas do grupo na Bahia para investidores liderados por Norberto Odebrecht:

  • Agruparam essas lojas sob a marca Unimar, mas o controle das operações continuou instável.
  • Pouco depois, a Unimar pediu autofalência, incapaz de lidar com suas dívidas crescentes.

A autofalência marcou o fim da trajetória do grupo como uma potência no varejo.

A administração das lojas passou para credores e investidores, que tentaram reestruturar a marca, mas não conseguiram recuperar sua força.

Sob novas gestões, as lojas mudaram de nome várias vezes, tornando-se Supermar e, posteriormente, parte da rede Bompreço, o que fez a rede se extinguir de vez.

2- Supermercado Disco:

Por fim, temos a rede Disco, que foi fundada no Rio de Janeiro em 1952 e rapidamente se tornou uma das líderes do mercado fluminense.

Supermercados Disco (Foto Reprodução/Mundo das Marcas)
Supermercados Disco (Foto Reprodução/Mundo das Marcas)

Com lojas icônicas, como o “Discão” na Avenida Brasil e o “Gigante” no Bairro de Fátima, o Disco era conhecido pela sua proximidade com o consumidor, atendendo desde as classes populares até os bairros mais elitizados.

Como foi o fim da Disco?

No entanto, nos anos 1980, o Disco começou a enfrentar dificuldades financeiras devido à má gestão e à concorrência crescente, conforme exposto pelo “Origem das Marcas“.

A crise culminou na venda da rede na década de 90, após a morte devastadora do seu fundador, o que deixou um vácuo na liderança da empresa.

Sob novas administrações, as lojas foram gradualmente incorporadas a outras marcas, encerrando as operações da rede.

Mas, para saber mais detalhes sobre outras falências marcantes, clique aqui*.

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Ao procurar manifestações ou notas oficiais de ambas as empresas, as mesmas não foram encontradas. Porem, o espaço permanece aberto.

Considerações finais:

Dois grandes nomes do setor supermercadista no Rio de Janeiro, Paes Mendonça e Disco, enfrentam trajetórias desoladoras marcadas por crises financeiras e má gestão.

Essas falências deixaram lacunas no mercado e impactaram profundamente a economia local, além de desolar consumidores e milhares de trabalhadores.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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