Falência decretada e fechamento de fábrica: O fim de gigante dos eletrodomésticos tão popular quanto a Consul

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/05/2024 11h59

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de empresa gigante igual a Consul (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma empresa enorme, que liderou por anos o mercado, teve a sua falência decretada e adeus em definitivo

Uma empresa que dominou parte do mercado de eletrodomésticos no Brasil durante anos, tão grande quando a Consul, teve sua falência decretada em 2001. Por conta disso, teve que realizar o fechamento de sua fábrica gigante, situada em Caxias do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo da história, houve diversos momentos de crises financeiras encaradas no país, algumas mais complicadas que as outras. O mesmo acontece com as marcas, até mesmo que sejam gigantes, e as vezes não conseguem reverter a situação e afundam de vez.

A Enxuta surgiu em 1981 e em menos de 10 anos de vida atingiu a liderança de vendas de secadoras, com um domínio de 90% desse mercado, com sua fábrica em Caxias do Sul. Em 1995, passou por uma venda e o Ponto S.A passou a controlá-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enxuta ganhou destaque no final dos anos 80 (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
Enxuta ganhou destaque no final dos anos 80 (Reprodução: Enxuta/Divulgação)

De acordo com o portal ‘Exame’, essa negociação se deu por conta de uma carência de capital de giro. Porém, a venda não foi o suficiente para aniquilar esse problema da Enxuta, que seguiu encarando problemas até 2001.

Ainda segundo o site, a marca decretou sua falência em 2001 e acabou parando em um leilão, o que resultou na demissão de cerca de 750 pessoa da fábrica de Caxias do Sul.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Investimento e dor de cabeça

Em 2002, a Cooperativa de Produção Industrial de Eletrodomésticos Caxias Ltda assumiu as operações da Enxuta, comprando toda a operação em 2003. Porém, Claudio Petrycoski, um grande investidor, revelou grande arrependimento de uma decisão, após a aquisição da cooperativa, durante uma entrevista ao Exame.

A marca teve a falência decretada em 2001 (Reprodução: Internet)
A marca teve a falência decretada em 2001 (Reprodução: Internet)

“Fui procurado por uma cooperativa de funcionários responsável por administrar a massa falida da Enxuta. Achei que era uma boa oportunidade e investi 12 milhões de reais na compra das máquinas e na criação de uma subsidiária em Caxias do Sul”, começou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, comentou que o investimento só lhe rendeu dor de cabeça, revelando que não conseguiu reestruturar a Enxuta do jeito que havia planejado.

“Desde o início, o investimento só deu dor de cabeça. Fechei o negócio acreditando que poderia fazer um novo empréstimo no banco para renovar os produtos, mas o dinheiro não saiu. Fiquei sem recursos para investir e não consegui reestruturar a Enxuta como gostaria”, destacou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As secadoras da marca foram de grande sucesso durante 10 anos (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
As secadoras da marca foram de grande sucesso durante 10 anos (Reprodução: Enxuta/Divulgação)

A Enxuta voltou ao Brasil?

A Enxuta chegou a retornar ao Brasil, focando na venda de aquecedores de ambiente. Porém, no Uruguai, segue na ativa, com foco em produtos eletrônicos.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.