Falência, demissão em massa e fracasso: O triste fim de montadora famosa após não suportar crise

Marca de carros elétricos pediu pela falência após enfrentar cenário adverso e fracasso
O mês era janeiro de 2023 quando uma famosa e importante montadora de carros elétricos teve sua falência decretada após enfrentar um cenário adverso e fracasso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da marca holandesa Lightyear, produzida pela Valmet Automotiv, marca de carros elétricos que estava ativa no mercado automobilístico desde o ano de 2013.
De acordo com o portal R7, no dia 30 de janeiro de 2023 ela esteve na CES em Las Vegas, nos Estados Unidos, e deu entrada a um pedido de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro da Lightyear era movido a luz solar (Foto Reprodução/Extra)
Fracasso, cenário ruim e demissão em massa
Ainda de acordo com o portal uma das principais razões que culminaram em sua derrocada foram os altos custos do país somados com a crise de caixa da empresa, que já estava reduzido para tocar a produção do seu único modelo lançado, o Lightyear 0.
Inclusive o Lightyear 0 já estava sendo produzido em Valmet Automotive, na Finlândia, enquanto a empresa tinha sede na Holanda.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Com a abertura formal de falência todo o dinheiro já pago por clientes ficou aguardando decisão judicial. Mais de 20 mil pedidos de frotistas haviam sido feitos e outros 40 mil vieram de clientes particulares que reservaram o Lightyear 0.
Vale dizer que esse modelo elétrico, cuja fonte de energia para rodar era a solar fotovoltaica, chegou a ser apresentado na feira CES e arrancou elogios da imprensa especializada, mas nada disso conseguiu o salvar da queda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demissão
Vale mencionar que após o pedido de falência, TODOS os 600 funcionários da Lightyear foram demitidos e somente 20 conseguiram se realocarem para trabalhar em parceria com a startup Atlas afim de desenvolver projetos mais acessíveis e um novo carro elétrico mais eficiente e de porte menor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e536e40f1baf4c1a8bf1ed12d20577fd/internal_photos/bs/2022/B/i/vGfFYPSmAIJ2mTiHzebw/screenshot-2022-12-05t121347.632.png)
Com a derrocada 600 funcionários acabaram ficando sem emprego (Foto Reprodução/ Época NEGÓCIOS)
Fracasso
O Lightyear 0 estava em fase de pré-venda por US$ 250 mil, cerca de R$ 1,4 milhão. Ele teria 170cv e quatro motores elétricos com sistema de recarga feito parcialmente por energia solar. A cada hora ele seria capaz de rodar 10km a mais absorvendo luz do sol convertida em eletricidade. Mas o plano fracassou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi a declaração dada pela montadora?
Segundo o portal Quatro Rodas, representantes da Lightyear chegou a dar a seguinte declaração:
“A Lightyear lamenta ter que fazer este anúncio para todos os funcionários, clientes, investidores e fornecedores e trabalhará em estreita colaboração com o curador e todas as pessoas envolvidas e espera sua compreensão e apoio”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona um carro de energia solar?
Segundo a montadora, o falecido Lightyear 0 suportava passar meses sem carregar as baterias. No sol, o veículo consegue recuperar até 10 km de autonomia por hora.
Desta forma, a depender do uso diário, seria possível passar um bom tempo com o carro sem precisar de um carregador por perto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.