Falência decretada e dívida de R$1 bilhão: O triste dia em que empresa alimentícia do Brasil deu adeus

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/11/2023 8h01

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Empresa alimentícia teve falência decretada (Reprodução: Montagem TV Foco)

O triste dia que empresa GIGANTESCA fechou as portas após ter falência decretada em meio à dívidas

Uma empresa alimentícia gigante do Brasil viu as dívidas acumularem, chegarem a mais de 1 bilhão de reais e teve a sua falência decretada, em meados de 2005, pegando todos de surpresa com a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, muitas empresas gigantes acabam enfrentando crises, muitas vezes a situação é revertida, mas em algumas delas não há mais nada do que possa ser feito e ficam apenas na memória de todos aqueles que consumiram os seus produtos.

O Frigorífico Chapecó foi fundado em 1952 e atuava em todo o território nacional e também era responsável por exportar os seus produtos para mais de 50 países, através de suas 8 unidades industriais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Frigorífico de Santa Catarina era um dos maiores do Brasil (Reprodução: Internet)

O Frigorífico de Santa Catarina era um dos maiores do Brasil (Reprodução: Internet)

No ano de 1997, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assumiu o controle da empresa, e em 2003 a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle comprovou que teriam dado quase 200 milhões de dólares para a empresa.

Apesar de todo esse montante recebido, uma forte crise financeira atingiu a Argentina no início do século XXI, afetando diversas instituições brasileiras, inclusive o Frigorífico Chapecó, situado em Santa Catarina.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, de acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, a empresa acabou vendo suas dívidas acumularem e atingirem mais de 1 bilhão de reais, se tornando uma situação praticamente irreversível e levando a um triste fim.

Desde 2003, até o seu fim em definitivo, ainda segundo a ‘Folha de S. Paulo’, a empresa teve mais de 8 mil funcionários demitidos, até que no dia 29 de abril de 2005, a juíza Rosane Portella Wolff decretou a falência do estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Como resultado funesto da reorganização e reestruturação mal concebida e pior ainda administrada, a Chapecó existe apenas no papel. Não possui mais funcionários, conhecimento e fundo de comércio ou marca“, disse a juíza.

O Frigorífico Chapecó teve sua falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)

O Frigorífico Chapecó teve sua falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)

O que acontece após a falência?

Quando a falência de uma empresa é decretada, todos os seus bens são catalogados e encaminhados para leilão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.