Falência decretada e dívida de 280 milhões: O triste dia que montadora de carros deu adeus

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência de montadora com dívida de 280 milhões (Reprodução: Montagem TV Foco)

Falência e dívida de 280 mi: O triste dia que montadora deu adeus

Uma montadora gigante e muito querida pelos brasileiros acabou acumulando uma dívida absurda, de 280 milhões de reais e teve sua falência decretada em 1994, um triste dia para todos os clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada no dia 1° de setembro de 1969, pelo engenheiro mecânico João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a Gurgel Motores foi uma fábrica de veículos 100% nacional que logo ganhou o carinho dos consumidores.

Com seu sucesso repentino, em 1973 a montadora já começou a expandir os seus negócios e compraram um terreno em Rio Claro, interior de São Paulo, para construírem uma fábrica ainda maior, que ficou pronta em 1975.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário realizou seu sonho de criar a fabricante de veículos 100% nacional (Reprodução: Internet)

Porém, a década de 90 marcou o início da decadência da Gurgel Motores, pois o então presidente Fernando Collor abriu o mercado e isentou todos os carros com motor menos que 1.0 de IPI, causando uma queda drástica nas vendas de seus veículos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, de acordo com o portal ‘Autoesporte Globo’, a fabricante de carros chegou a fazer um pedido de 20 milhões de dólares de empréstimo para o Governo Federal, como última tentativa de sobreviver a crise financeira.

Ainda de acordo com o site, em 1994, a Gurgel Motores declarou falência, com uma história de mais de 40 mil carros vendidos, mas com uma dívida acumulada de mais de 280 milhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca Gurgel voltou à tona em 2004, quando o empresário paulista Paulo Emílio Freire Lemos a comprou por apenas R$850, mas a nova marca não tem nada a ver com a antiga Gurgel Motores.

Gurgel teve sua falência decretada em 1994 (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual carro mais vendido no Brasil?

Em maio, o carro mais vendido no Brasil foi o Volkswagen Polo, com 7.636 unidades emplacadas.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile