Dois grandes bancos tem fim decretado em país, fecham as portas e deixam público em estado de alerta

A falência de dois bancos gigantes em país com público em estado de alerta
A falência de um grande banco sempre é motivo de choque para todos os seus clientes visto que, são nas empresas financeiras que milhões de pessoas confiam todo o seu dinheiro e patrimônio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, nesta quarta-feira (17), vocês irão relembrar sobre os dois bancos que tiveram a falência decretada em país, acabaram fechando suas portas e claro, deixaram o público em estado de alerta diante da situação.
Como todos sabem, o mercado financeiro dos Estados Unidos ficou em alerta após a falência de dois mega bancos. No final da primeira quinzena de março do ano de 2023, o Signature Bank, um dos 100 melhores bancos da revista Forbes, simplesmente quebrou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, dois dias antes, o Silicon Valley Bank, o SVB, conhecido como o “banco das startups”, também sofreu e foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Isso causou alvoroço, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações.

Silicon Valley Bank teve suas portas fechadas em março de 2023 (Reprodução: Internet)

O Signature Bank faliu dias após o SVB (Foto Reprodução/Internet)

Federal Reserve (Banco Central Americano) está observando a situação de perto (Foto Reprodução/Internet)

Bank of America foi um dos bancos que sofreu perdas bilionárias (Foto Reprodução/Internet)

Banco JP Morgan Chase (Foto: Reprodução/ CNN)
É importante lembrar que o caso do banco SVB foi ainda mais grave que o do Singature, uma vez quera era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com informações do G1, o portal da Globo, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes e foi fechado.
Pois bem, assim que foi constatado os problemas no Signature Bank e SVB, o Governo dos Estados Unidos interviu e fechou as portas das instituições. Em seguida, enviou um comunicado a população que ninguém sairia no prejuízo. Assim, o dinheiro que cada um tivesse nos respectivos bancos, seriam sacados integralmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, as pessoas que tinham contas nesses bancos seriam contempladas pelo fundo criado após a crise financeira de 2008, onde 100 bilhões de dólares ficaram disponíveis para arcar com tempos tenebrosos como esses.
Quantos bancos já faliram nos Estados Unidos?
Segundo informações do portal InvestNews, só nos últimos 10 anos, mais de 120 bancos faliram nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se considerar o período desde a crise de 2008, foram mais de 500 falências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]