Falência repentina e abandono dos clientes: O fim trágico de Plano de saúde tradicional de São Paulo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/08/2024 12h29

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Um plano de saúde muito tradicional em São Paulo foi à falência (Foto: Reprodução/ Internet)

O plano de saúde possuia milhares de clientes em São Paulo, esses que foram completamente abandonados pela operadora. A empresa comunicou sua falência após algumas pessoas passarem por dificuldades ao tentar usar o convênio

Um plano de saúde muito tradicional e popular de São Paulo abandonou os seus clientes e declarou a sua falência repentinamente. A empresa atendia milhares de pessoas e todos eles precisaram procurar às pressas uma nova operadora. A seguir, confira todos os detalhes sobre esse assunto que deu o que falar.

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Segundo as informações divulgadas pelo portal de notícias da Globo, o ‘G1’, no dia 11 de março de 2019 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu parcialmente a venda do plano de saúde da operadora Coopus. A empresa, na época, contava com quase 5 mil beneficiários, mais especificamente 4.959, espalhados em 90 municípios do estado de São Paulo.

De acordo com o que foi divulgado pela ANS, a suspensão se deu devido a um acompanhamento trimestral em que identificam a qualidade do atendimento, com base nas queixas do período. Assim, o convênio recebeu a faixa 3, que é a mais baixa do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da Agência Nacional de Saúde.

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Na época, em nota, a Coopus criticou os critérios utilizados para o bloqueio e exaltou que nesta época realizou mais de 240 mil atendimentos, registrando apenas 6 reclamações. No entanto, os dados da ANS apontaram 51 reclamações e por isso a empresa acabou sendo suspensa temporariamente em 2019. Porém, os problemas não pararam por aí, e a operadora acabou sucumbindo a crise.

Segundo o divulgado pelo portal especialista em direito, ‘JUS Brasil’, a Coopus acabou indo à falência e está atuando como ‘Massa Falida’. Durante rápidas pesquisas no portal ‘Reclame Aqui’, dá para perceber que nem mesmo seus clientes estavam cientes dessa situação da empresa contratada. Isso porque a empresa não disponibilizou de imediato a carta para fins de portabilidade.

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“A Coopus comunicou o encerramento do plano, por motivos financeiros – falência – e não indicou quais seriam as operadoras de destino para a contratação sem carência. O que é uma exigência da Resolução Operacional”, disse um dos clientes no site de reclamação

Outro exaltou: “Preciso de um retorno urgente sobre como fazer a migração para o Go Care (que aparentemente é o convênio de destino), com todo o auxílio e suporte da Coopus. É um absurdo o que estão fazendo com os conveniados”, se revoltou.

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Diante dessas reclamações, a Coopus informou que todas as informações necessárias para a portabilidade especial foram encaminhadas ao e-mail de seus clientes. Enquanto isso, no panorama nacional dos convênios, gigantes como Amil, Bradesco Saúde, Unimed e NotreDame Intermédica continuam a dominar o mercado, oferecendo cobertura para milhões de brasileiros.

Como escolher o melhor plano de saúde?

Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:

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  • tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
  • possibilidade de coparticipação;
  • tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
  • abrangência: se nacional ou regional;
  • períodos de carência;
  • reajuste por idade;
  • amplitude da rede credenciada.

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Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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