Clube tradicional do futebol nacional e um dos grandes rivais do Internacional de Porto Alegre, teve a falência decretada após anos e se despediu dos campeonatos
O Internacional é um dos principais clubes do Brasil e é conhecido por ser um dos maiores campeões do país. Hoje o seu principal rival é o Grêmio, e juntos eles criaram uma das maiores rivalidades já conhecidas e que se chama de Gre-Nal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o Grêmio não foi o único grande clube a rivalizar com o poderoso Internacional. Ao longo de sua história, outros grandes clubes também bateram de frente com o Clube do Povo. Mas, nosso foco hoje é falar de um tradicional time do nosso futebol que chegou ao fim de modo inesperado.
Trata-se do Futebol Clube Canoense, que foi um clube de futebol brasileiro da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Fundado oficialmente em 21 de março de 1933, o clube tinha ligação com a aeronáutica, e era composto por militares da Base Aérea de Canoas, conforme informações do artigo “Esportes no Interior Gaúcho”, de Olavo Oliveira de Abreu e que pode ser encontrado no site Esporte Ilustrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não demorou para o rival do Internacional se destacar. Já em 1942, o clube foi campeão invicto da primeira edição do Campeonato Oficial da Cidade de Canoas. O título valeu ao Canoense a classificação para disputar a regional do Campeonato Gaúcho de Futebol, que hoje em dia é dominado totalmente pelo Internacional e Grêmio. Mas, aquele guerreiro time não conseguiu avançar na competição.
TRAJETÓRIA E FIM
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Nos anos que se seguiram, o Canoense sagrou-se ainda campeão da cidade nos anos de 1943, 1944 e 1946, além do vice-campeonato em 1945 e 1947. Apesar de sua tradição, o clube não conseguiu ser tão grande como Internacional e o Grêmio. Além disso, o clube, como uma falência, teve seu fim decretado e hoje se encontrar extinto. Mas, não há informações do jornalista esportista Olavo Oliveira de Abreu esclarecendo quando isso ocorreu ou o motivo.
QUANTOS CLUBES DE FUTEBOL EXISTEM NO BRASIL?
Conforme informações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até 2022, nosso país tinha 1276 clubes, mas, 850 deles eram profissionais e o restante, 426, eram da categoria amadores. Além disso, o número real de clubes é ainda é maior, se levar em consideração os demais clubes que jogam de forma amadora, mas não registraram. Vale destacar que o futebol é o esporte mais praticado por aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE