Falência decretada e R$ 682 milhões em dívidas: O fim de churrascaria amada no Rio de Janeiro após décadas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/08/2024 10h51

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Churrascaria - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o fim de churrascaria amada no Rio de Janeiro após décadas com falência decretada

Em meio a uma história de nada menos que 42 anos regada de muito sucesso, uma famosa churrascaria que fez a alegria de muitos brasileiros na hora de uma boa refeição e que você provavelmente conhece, fechou às portas e pegou a todos de surpresa no ano de 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, estamos falando da Churrascaria Porcão. Para quem não lembrar, no ano de 2017 a Justiça do Rio de Janeiro bateu o martelo e decretou a falência do estabelecimento. Isso se deu por conta da empresa Hard Rock Café cobrar uma dívida de nada mais, nada menos, que R$ 682 mil. As informações são do portal G1.

Sobre a história da empresa, a rede de churrascarias Porcão nasceu como um restaurante de beira de estrada, em 1975, na nada glamorosa Avenida Brasil, na zona norte do Rio de Janeiro. A origem modesta começou a ficar para trás com a abertura da filial de Ipanema, em 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, segundo dados do Sebrae, a alimentação fora de casa, que inclui bares, churrascarias e restaurantes, é um dos fortes na economia brasileira, representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de food service a movimentar cerca de R $300 bilhões ao ano. Ou seja, a notícia causou um forte impacto.

Sua reputação era construída em torno dos cortes nobres de carne e do ambiente sofisticado. Após seu fechamento, a rede deixou uma marca significativa no cenário das churrascarias cariocas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Neodi Mocellin fundou a rede de churrascarias Porcão no Rio de Janeiro em 1975. A empresa ganhou fama por oferecer carnes de alta qualidade no sistema de rodízio. A rede se expandiu para outras cidades do Brasil, Estados Unidos e Europa, alcançando sucesso financeiro. No entanto, problemas surgiram nos anos 2000, levando ao fechamento de unidades e à declaração de falência.

Segundo o Juiz Paulo Assed Estefan, da 7ª Vara Empresarial do Rio, a falência se deu pela ‘mera impontualidade quanto ao pagamento de crédito superior a 40 salários mínimos, protestado e não pago’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a revista eletrônica ‘Consultor Jurídico’, a decisão judicial determinou que não era mais necessário comprovar a insolvência financeira do devedor. “O que importa dizer estarem presentes os requisitos da legitimidade e do interesse processual em favor da requerente”, disse.

Não podemos deixar de ressaltar que o juiz determinou o lacre dos estabelecimentos comerciais das empresas falidas e a comunicação às Fazendas nacional, estadual e municipal. Além disso, ele suspendeu todas as ações e execuções contra o falido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o grupo era tão famoso que chegou a ter sete restaurantes em solo carioca e filiais em Recife, Salvador e em Brasília, além de Milão, Miami e Lisboa.

Assim, problemas financeiros afetaram a rede Porcão, resultando em queda no volume de clientes, redução de unidades e um prejuízo de 137 milhões de reais. A churrascaria do Aterro do Flamengo encerrou em 2016 e a falência do grupo foi decretada em fevereiro de 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidade Churrascaria Porcão (Foto: Reprodução / Internet)
Unidade Churrascaria Porcão (Foto: Reprodução / Internet)
Empresa Churrascarias Porcão (Foto: Reprodução, Internet)
Empresa Churrascarias Porcão (Foto: Reprodução, Internet)

O que significa ir à falência?

A falência ocorre quando a empresa não pode mais pagar suas dívidas. O judiciário decide após avaliar suas condições. O primeiro passo é sugerir que a empresa peça recuperação judicial, tentando reorganizar finanças. Embora não seja obrigatório, essa ação pode ajudar a resolver a crise.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.