A falência de 2 varejistas de shopping
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos da falência de 2 varejistas de shopping, sendo uma delas grande rival da Renner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para início de conversa, iniciaremos falando sobre a falência da Saraiva. Em outubro do ano passado, a Justiça de São Paulo surpreendeu ao decretar a falência das lojas. De acordo com informações do portal Info Money, o pedido foi feito pela própria empresa, que já teve a maior rede de livrarias do país.
Aliás, a dívida da Saraiva estava acumulada em R$ 675 milhões. Diante dessa realidade, a varejista de shopping não teve outra alternativa e declarou autofalência e teve o pedido atendido. Na decisão, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho indicou que foi descumprido o plano de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A livraria Saraiva teve falência decretada pela Justiça (Foto: Divulgação)
Além disso, ele determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. Vale lembrar que a rede já foi a maior do Brasil no segmento, com cerca de 100 livrarias. Ultimamente, eles estavam operando apenas com cinco lojas físicas, que foram fechadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Qual outra empresa fechou as portas?
Outra varejista de shopping que também fechou as portas no Brasil foi a Forever 21. A rival da Renner estava presente em mais de 50 países. Mas, apresentou em 2019 um pedido de proteção contra falência perante a Justiça dos Estados Unidos, o que levará ao fechamento de até 178 lojas no país.
No Brasil, por exemplo, todas as lojas foram fechadas. Entretanto, uma matéria do G1 acabou apontando alguns motivos para a decadência da rival da Renner. Nisso, eles citaram o crescimento das empresas que vendem roupas online. Esse é um segmento que teve um avanço nos últimos tempos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Forever 21, varejista rival da Renner, fechou as portas no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Aliás, a Forever 21 apostou nos últimos anos em ocupar grandes lojas em shopping centers nos Estados Unidos. Esse tipo de aluguel não é nenhum pouco barato. Outro fator que afetou a Forever 21 foi a rejeição de alguns jovens pela “moda rápida”, ou seja, as novas coleções a cada estação do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE