Falência e lojas engolidas pelas Casas Bahia: Fim de loja de departamentos nº1 deixa clientes sem chão

Loja de departamentos gigante chega ao fim após mais de 40 anos no mercado, tem falência decretada e suas lojas engolidas pelas Casas Bahia

15/03/2025 13h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de loja de departamentos engolidade palas Casas Bahia (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja de departamentos gigantesca chega ao fim após mais de 40 anos no mercado, tem falência decretada e suas lojas engolidas pelas Casas Bahia

As Casas Bahia é uma das maiores varejistas do Brasil. Aliás, para se consolidar mais ainda no mercado, ela engoliu diversas lojas da loja de departamentos mais querida dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A varejista passou por um processo de reestruturação significativa, problemas econômicos e mudança do mercado, onde acabou tendo a sua falência decretada. Estamos falando da Ultralar.

Dessa forma, após ter a falência cravada, as Casas Bahia adquiriu a maioria dos pontos comerciais que a loja de departamentos ainda possuia. A seguir, veja tudo em detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ultralar

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo a ‘Wikipédia’, a Ultralar foi uma rede de lojas de departamentos brasileira fundada em 1956 por Ernesto Igel, como uma extensão da Ultragaz S/A.

O objetivo era popularizar o uso do fogão a gás, incentivando a venda de botijões de gás. Para isso, a empresa estabeleceu lojas próprias que, posteriormente, foram reunidas sob a marca Ultralar.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com a fonte, ao longo das décadas de 1960 e 1970, a Ultralar expandiu-se significativamente, tornando-se uma das pioneiras no setor de grandes magazines no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fundada nos anos 50, a Ultralar estourou em vendas no auge, mas decretou falência e foi comprada pelas Casas Bahia (Foto: Divulgação)

Em 1974, a empresa inaugurou o Ultracenter Ultralar, seu primeiro hipermercado na Marginal Pinheiros, em São Paulo. No entanto, um ano depois, o hipermercado foi vendido ao Carrefour.

Início do fim da loja de departamentos

Na década de 1990, o Grupo Ultra iniciou um processo de desinvestimento em unidades fora de seu foco principal, que era a distribuição de gás e petroquímica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, as Lojas Ultralar, que contavam com 44 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, foram vendidas ao Grupo Susa Vendex.

A empresa passou a se chamar Ultralar & Lazer, incorporando algumas lojas da Sears no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, devido a dificuldades econômicas e mudanças no mercado, a Ultralar entrou em falência em 2000, com a maioria de suas lojas sendo adquiridas pelas Casas Bahia.

Casas Bahia
Casas Bahia é uma das principais varejistas do país (Foto: Divulgação)

Considerações finais

  • A Ultralar, uma grande loja de departamentos brasileira fundada em 1956, enfrentou problemas financeiros e entrou em falência no ano 2000.
  • Após isso, a maioria de suas lojas foi comprada pelas Casas Bahia, que se consolidou ainda mais no mercado.
  • A história da Ultralar é um exemplo de como o setor varejista pode ser desafiador, com empresas sendo absorvidas por concorrentes maiores em tempos de crise.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Conforme informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa pague as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, considerado irrecuperável.

Por fim, confira mais notícias sobre falência clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.