Falência e fim macabro de 2 hospitais de São Paulo e Rio de Janeiro em 2024
2 hospitais gigantes, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, tiveram as suas atividades encerradas em 2024, com a falência decretada e um fim que pegou todos os clientes de surpresa com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, diversas empresas começaram a passar por situações delicadas e em muitos casos, não conseguiram resistir, principalmente quando envolve a vida de terceiros, como é a de um hospital.
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o Hospital Psiquiátrico Santa Mônica, em Petrópolis encerrou as suas atividades no último dia 8 de fvereiro, após informação divulgada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ocorreu após a morte de 15 pacientes no último manicômio que ainda estava conveniado no Sistema Único de Saúde no estado carioca e atendia ao todo 154 pacientes.
Hospital Psiquiátrico Santa Mônica teve um fim macabro (Reprodução: Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Ainda segundo o MPRJ, o hospital não estava oferecendo os serviços de saúde mental necessários e também não estavam respeitando os direitos das pessoas internadas, e por conta disso levou o fechamento macabro do local.
“Acho que é um momento muito importante de a gente poder comemorar que estruturas com histórico de aprisionamento e exclusão de pessoas estejam se fechando, por mais que ainda existam esses outros”, disse Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em 2023, de acordo com o portal ‘Consultor Jurídico’, a 1° Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP que o Hospital e Maternidade Santa Marina iniciasse o pagamento dos credores trabalhistas, eles que estão em processo de falência desde 2014.
Um dos grandes complicadores para esse acúmulo de dívidas foram as crises deixadas pela pandemia da Covid-19 e atualmente o local se encontra permanentemente fechado e chegou até ser leiloado, em 2013.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hospital e Maternidade Santa Marina em processo de falência (Reprodução: Internet)
Qual o maior hospital do Brasil?
A Beneficência Portuguesa de São Paulo é considerada uma das maiores instituições privadas de hospitais da América Latina.