Falência e intervenção da ANVISA: O fim escandaloso de farmácia nº1

Fim de uma era em farmácia popular do Brasil! Adeus escandaloso chega em drogaria nº1 após intervenção da ANVISA

07/05/2025 22h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Farmácia nº1 fecha as portas - Foto: Montagem

É fato dizer que, abrir um negócio não chega a ser uma as tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque diversas situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência e intervenção da ANVISA de um uma farmácia muito popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o time de especialistas em falência do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes a respeito do adeus da farmácia tida como a nº1.

Afinal, de qual farmácia estamos falando?

Em suma, aos que não sabem estamos falando a respeito da Botica Ao Veado d’Ouro. A popular drogaria sediada na Rua São Bento, no centro histórico da cidade de São Paulo, teve suas atividades iniciadas em 1858 e finalizadas de forma oficial em 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, apesar de todo sucesso, a farmácia se envolveu em uma polêmica no ano de 1998. De acordo com informações da Wikipédia, o estabelecimento acabou sendo acusado de falsificar o medicamento Androcur (destinado essencialmente ao tratamento de câncer de próstata).

Ademais, de acordo com investigações realizadas na época, a Botica produziu uma média de um milhão e trezentos mil comprimidos de placebo. Os comprimidos-placebo eram embalados e ganhavam um rótulo falsificado do Androcur. Assim, nota-se que na verdade os clientes eram lesados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A empresa foi à falência e teve sócios presos (Reprodução: Internet)

Prisão e falência

Em meio a dramática situação, os sócios Edgar Helbig e Daniel Eduardo Derkatscheff Vera, acabaram sendo condenados a nada menos que 13 anos de prisão pelo crime envolvendo a falsificação dos medicamentos.

É válido levar em consideração ainda que, no ano de 1998, a drogaria já havia sido fechada pela Vigilância Sanitária por não estar em condições adequadas de funcionamento. Diante da situação de perda de clientes e muitas investigações, os sócios da drogaria acabaram sendo presos e condenados há 13 anos de prisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, no ano de 2008, a Botica encerrou de vez suas atividades, tendo seus funcionários e donos realocados para a farmácia de manipulação Medida Exata.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A Botica Ao Veado d’Ouro fechou às portas após escândalo de prisão – Foto: Internet

Considerações finais

  • A Botica Ao Veado d’Ouro (1858-2008), de SP, encerrou suas atividades após grave escândalo de falsificação de medicamentos;
  • Em 1998, a ANVISA interveio após descobrir que a Botica produziu 1,3 milhão de comprimidos placebo rotulados como Androcur (medicamento para câncer de próstata);
  • Ademais, a combinação de processos judiciais, intervenção regulatória e perda de clientes levou ao fechamento definitivo em 2008.

Veja mais notícias sobre falência CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.