Intervenção do Banco Central, venda ao Bradesco e falência: O fim escandaloso de 3 bancos gigantes no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/02/2024 8h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O fim de 3 bancos famosos no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

O fim de 3 bancos famosos no Brasil

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o fim de 3 bancos diferentes. Eles tiveram o encerramento de suas atividades por diferentes motivos, inclusive, falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro que citaremos é o BANDEPE (Banco do Estado de Pernambuco), que foi uma instituição pública estadual de Pernambuco fundado em 1966 e privatizado em 1998. Segundo a Wikipédia, ele foi criado para impulsionar o desenvolvimento do estado por meio de ações governamentais, beneficiando o crescimento do parque industrial.

Com o passar do tempo, o BANDEPE ampliou sua atuação no mercado financeiro, deixando de ser exclusivamente voltado para o financiamento público. Por meio do BANDEPE, o sistema bancário passou a estar presente em várias cidades do interior de Pernambuco, que eram negligenciadas por outras instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BANDEPE teve o fim decretado (Foto: Reprodução/ Internet)

BANDEPE teve o fim decretado (Foto: Reprodução/ Internet)

Durante o movimento de privatização das estatais na última década do século 20, o BANDEPE chegou a ser intervencionado pelo Banco Central do Brasil e foi leiloado em 1998, sendo adquirido pelo ABN AMRO, por meio do Banco Real, que o incorporou em 2006. Em 2008, o Santander comprou o ABN AMRO na América Latina.

Outro banco que fechou as portas foi o Banco de Crédito Nacional ou BCN, que foi uma instituição fundada em 1929. Ele foi comprado pelo Bradesco nos anos 1990. Para comprar o BCN, o Bradesco pagou 1 bilhão de dólares para seus antigos controladores. A informação, vale dizer, foi confirmada na época pela Folha de São Paulo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Bradesco comprou o Banco de Crédito Nacional (Foto: Reprodução/ Internet)

Bradesco comprou o BCN (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual outra instituição financeira fechou as portas?

O Banco Excel foi um banco brasileiro de propriedade de Ezequiel Nasser fundado em 1990. No ano de 1996 adquire o Banco Econômico (que passava por dificuldades financeiras) com o auxílio do governo federal. Dessa forma, eles mudaram sua denominação para Banco Excel – Econômico. Em 1997, eles patrocinaram diversos times.

Como o Corinthians, o Botafogo, o Vitória e o América-MG. Após passar por dificuldades financeiras foi adquirido em 1998 pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. Segundo a Wikipédia, existem controvérsias quanto ao valor pago. Alguns afirmam que o BBV pagou a quantia de US$ 500 milhões, enquanto outros citam a quantia simbólica de R$ 1489.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Excel - Econômico foi patrocinador do Corinthians (Foto: Reprodução/ Internet)

Banco Excel – Econômico foi patrocinador do Corinthians (Foto: Reprodução/ Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.