Falência e salários atrasados: O triste fim de emissora de TV aberta ao enfrentar crise e não resistir

Canal de TV aberta, que marcou a história de milhares de telespectadores, acabou tendo sua falência após crise violenta
Há exatos 48 anos, mais precisamente no dia 18 de julho de 1980, um tradicional e importante canal de Tv, encerrava suas atividades, após enfrentar uma crise gigantesca deixando milhares de telespectadores entristecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da histórica TV Tupi, fundada ainda na década de 50, reconhecida como a primeira emissora do país e da America do Sul, marcando milhares de gerações de brasileiros.
Infelizmente, ela foi impedida de renovar suas concessões após enfrentar problemas administrativos e financeiros, e teve seu sinal encerrado sob protestos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal Splash, essa crise da rede começou bem antes do seu fechamento.
A queda
Em 1968, após a morte de Assis Chateaubriand, fundador da TV Tupi, os problemas “deram as caras” de forma extremamente violenta.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em uma entrevista concedida à BBC, no ano de 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), reforçou que a dificuldade da rede foi, de fato, a má administração:
“Quando o Chatô morreu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista” –Afirmou ele na época
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra piorar a situação, a TV Tupi ainda enfrentou uma crise na audiência após as emissoras concorrentes ocuparem os “espaços vazios” deixados pela pioneira.
No fim dos anos 70, os salários começaram a atrasar cada vez mais e as dívidas astronômicas, junto à Previdência Social, causaram inúmeros escândalos financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto do ano de 1977, produções como “Éramos Seis”, “Cinderela 77” e “Um sol maior” registravam os mais baixos índices de audiência da história do canal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.