Falência, venda a rival e dívida de R$1,2BI: O fim de 2 gigantes dos eletrodomésticos

Nessa matéria, falamos de duas empresas gigantes do eletrodoméstico chegaram ao fim, uma por conta de falência e outra vendida a Electrolux.
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito da falência de 2 empresas do setor de eletrodomésticos que tiveram que fechar as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, começaremos citando a situação da Mabe Brasil. A companhia era a subsidiária brasileira da empresa mexicana de linha branca de eletrodomésticos Mabe.
Dessa forma, a Mabe Brasil acabou sendo uma produtora das marcas General Electric, CCE e Dako no Brasil. A empresa chegou a ter faturamento de R$ 1,2 bilhão no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio de 2013 a Mabe Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. A medida foi tomada devido a problemas de liquidez. A intenção da empresa seria reestruturar sua operação.
E então, o pedido de recuperação judicial foi aceito pela 2° Vara Cível de Hortolândia, em São Paulo, no dia 3 de maio, segundo informações divulgadas pelo portal G1, da Globo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Referente a falência, no Brasil, depois do pedido aceito de recuperação judicial de 2013, no ano de 2016, a Mabe pediu falência e teve ela decretada pela Justiça de São Paulo.
Além disso, outra empresa também fechou as portas e acabou sendo engolida pela Electrolux. Trata-se da Prosdócimo, marca de linha branca (geladeiras, congeladores etc).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa já foi a n° 1 do Brasil e acabou sendo comprada pela Electrolux. Vale lembrar que em 1984 tinha 23 lojas espalhadas pelo país e era muito querida pelos brasileiros.
Porém, poucos anos depois, em 1996, conforme o portal ‘Gazeta do Povo’, a Electrolux finalizou a compra de 100% das ações da Refripar. Assim se tornou dona da marca Prosdócimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1997, a Electrolux deixou de utilizar a marca que adquiriu, com a ideia de fortalecer o nome Electrolux no mercado. Com a compra, a empresa viu suas vendas crescerem e atualmente é a líder do segmento no Brasil.
Considerações finais
Duas empresas do grande setor de eletrodomésticos acabaram entrando em falência. Citamos a situação da Mabe, que estava com uma dívida bilionária, e da Prosdócimo, que acabou sendo vendida pela Electrolux e sumiu completamente do mapa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Confirma mais notícias sobre falências de outras empresas clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br