Dívida de R$1 bi e falência: O fechamento de uma das maiores empresas brasileiras de alimentos, após crise

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/06/2024 11h36

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de uma das maiores empresas de alimentos do Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma das maiores empresas de carnes do Brasil acabou fechando as portas, por conta de uma dívida de R$1 bilhão

Uma empresa alimentícia gigante encarou uma dívida bilionária e teve sua falência decretada em abril de 2005. A decisão pegou todos os consumidores de surpresa, já que era uma das maiores exportadores do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos é comum as marcas enfrentarem fortes crises financeiras, mas que muitas vezes são superadas e dão a volta por cima. Porém, a casos tristes em que se afundam em dívidas e precisam fechar as portas, para não agravar a situação.

Fundada no ano de 1952, o Frigorífico Chapecó tinha atuação em todo o mercado nacional. Assim, também era responsável por exportar seus produtos para mais de 50 países, por conta de suas 8 unidades industriais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa teve que fechar as suas portas em 2005 (Reprodução: Internet)
A empresa teve que fechar as suas portas em 2005 (Reprodução: Internet)

Início do declínio

Por conta de seu grande sucesso, em 1997, o BSDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assumiu o controle da empresa. Porém, apesar de parecer um excelente negócio, foi o princípio do declínio.

Tudo começou em 2003, quando a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma auditoria que comprovou que a instituição financeira deu quase 200 milhões de dólares para o Frigorífico Chapecó.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Falência da empresa pegou a todos de surpresa (Reprodução: Internet)
Falência da empresa pegou a todos de surpresa (Reprodução: Internet)

Pouco tempo depois, uma forte crise financeira atingiu a Argentina, no início do século XXI. Assim afetou diversas empresas brasileiras, inclusive nem mesmo a grande indústria de Santa Catarina escapou.

De acordo com a ‘Folha de S. Paulo’, por conta dessa crise, a indústria brasileira foi acumulando dívidas e atingiu 1 bilhão de reais. Por conta dessa situação, no dia 29 de abril de 2005, a juíza Rosane Portella declarou a falência do Frigorífico Chapecó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa teve falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)
A empresa teve falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)

Quantos funcionários do Frigorífico Chapecó perderam seus empregos?

Ainda de acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, desde 2003, o início do declínio, até o dia de sua falência, o Frigorífico Chapecó demitiu cerca de 8 mil funcionários.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.