Vários clientes acabaram sendo lesados por um grande empreendimento. Eles investiram dinheiro, mas o retorno não aconteceu e a empresa decretou falência
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de uma empresa que acabou dando o calote em seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o caso envolvendo a NovaEra. Em março de 2023, segundo informações de uma matéria do portal G1, estudantes de várias universidades do Grande Recife denunciam um golpe dado pela empresa contratada para organizar a festa de formatura.
Na ocasião, os alunos afirmaram que iam ficar sem baile e que tiveram prejuízos moral e financeiro. Diante de tantas denúncias, a equipe do G1 decidiu procurar a NovaEra. Surpreendentemente, a empresa chocou ao afirmar que tinha decretado falência e por isso não realizaria as festas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os representantes de comissões de formatura de três instituições chegaram a conversar com a equipe do G1 e informaram que o prejuízo financeiro somado estava na casa de R$ 1,1 milhão. Uma jovem afirmou ao portal de notícias, que a empresa estava gastando o dinheiro com outra festa.
Comunicado da empresa:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
“A Novaera Nordeste Eventos e Promoções Ltda, vem, através de sua assessoria jurídica, comunicar o encerramento das atividades desempenhadas ao longo dos seus 13 (treze) anos, com muita dedicação e excelência.
Os efeitos trágicos da pandemia do Covid-19, atingiram diversos setores da economia, com veemência no mercado de eventos. Por consequência disso, muitas empresas fecharam as suas portas. Infelizmente, com a Novaera não foi diferente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cancelamentos de contratos (inclusive com a restituição de valores pagos), diminuição do número de formandos, reajustes nos valores dos insumos, demissões de empregados, além da alta carga tributária, desaguaram numa cobrança judicial com o consequente bloqueio financeiro em nossas contas bancárias”.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.