Falência e chefão na prisão: Empresa de energia foi obrigada a fechar as portas em meio a escândalo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/07/2023 6h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Empresa de energia foi à falência em meio a escândalo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Falência e prisão: Empresa de energia obrigada a fechar as portas

Uma empresa gigante de energia acabou tendo a sua falência decretada, em 2001, em meio a um grande escândalo, envolvendo fraudes e até mesmo a prisão do chefão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1985, após a fusão entre Houston Natural Gas Company e a InterNorth Incorporated, a Enron se tornou, de maneira muito rápida, uma das líderes de distribuidora de energia no Estados Unidos, com o faturamento supurando os 100 bilhões de reais.

Porém, na virada do século, a empresa começou a passar por alguns problemas, e de acordo com o portal ‘Metrópoles’, elas estava manipulando as informações de sua rentabilidade e lucratividade, enganando seus investidores e acionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enron foi uma das líderes de distribuição de energia no Estados Unidos (Reprodução: Internet)

Enron foi uma das líderes de distribuição de energia no Estados Unidos (Reprodução: Internet)

Diante dessas acusações, a revista Fortune lançou um artigo em que colocava dúvida nas questões financeiras da Enron, já que capitava empréstimos, o que fazia com que acumulassem enormes dívidas, sem que aparecessem no balanço financeiro.

Ainda de acordo com o portal ‘Metrópoles’, a empresa acumulou uma dívida que superavam os 13 bilhões de reais, e inúmeras denúncias foram feitas, relacionadas a fraudes contábeis e fiscais.

Diante desse cenário, em 2001, ainda de acordo com o site, a Enron teve sua falência decretada, o que ocasionou em cerca de 21 mil empregados demitidos e acionistas perdendo 25 bilhões de dólares.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Pouco mais de 4 anos depois da falência, em 2006, o dono Kenneth Lay e o gerente de operações financeiras Jeff Skilling foram considerados culpados de todas as acusações, pelo tribunal federal do Texas.

Jeff Skilling foi condenado à prisão por 24 anos, mas cumpriu 12 anos em regime fechado e por conta do bom comportamento hoje já se encontra em liberdade. Já Kenneth Lay acabou falecendo, antes da sentença, vítima de problemas cardíacos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta de fraudes, a empresa decretou sua falência em 2001 (Reprodução: Internet)

Por conta de fraudes, a empresa decretou sua falência em 2001 (Reprodução: Internet)

Qual a maior empresa de energia do Brasil?

Atualmente, a maior empresa produtora de energia do Brasil é a Enel Brasil, que gerou mais de 36 milhões de reais em defesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.