1 milhão de comprimidos para câncer falsificados: A farmácia tradicional que chegou ao fim após escândalo

A drogaria tradicional dos brasileiros se envolveu em um escândalo que gerou seu triste fim
Nos últimos tempos, o setor farmacêutico entrou em ascensão e abriu muitas portas no mercado, fato esse que garantiu o sucesso de novos negócios. Porém, como nem tudo são flores, houve empresas que ficaram estagnadas no tempo e precisaram fechar as portas definitivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma delas, inclusive, trata-se da farmácia tradicional e bastante conhecida pelos brasileiros, a Botica Ao Veado d’Ouro. A companhia, para quem não sabe, apareceu no ano de 1858, em formato de papelaria, livraria e loja de miudezas em São Paulo.
Na época, a metrópole tinha somente uma média de 30 mil habitantes e quatro farmacêuticos para atender a todos, situação essa que despertou o interesse de criar uma farmácia de alto nível. Assim, a Botica Ao Veado d’Ouro conquistou espaço e se solidificou no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo estava indo muito bem, até que, um escândalo avassalador acabou mudando os rumos da gigante do mercado nacional. Em 1998, a farmácia foi protagonista de uma polêmica envolvendo a falsificação do medicamento Androcur (destinado ao tratamento de câncer de próstata).
Segundo as investigações, a farmácia produziu uma média de um milhão e trezentos mil comprimidos que não atuavam diretamente nas doenças. É importante levar em consideração que, também em 1998, a drogaria já havia sido fechada pela Vigilância Sanitária por não estar em condições adequadas de funcionamento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em meio toda a situação, perda de clientes e série de investigações, os sócios da drogaria acabaram sendo condenados há 13 anos de prisão.

A drogaria tradicional fechou as portas de lojas – Foto: Reprodução/Internet
Que fim levou a farmácia Botica Ao Veado d’Ouro?
O escândalo da falsificação de remédios, sem dúvidas, marcou a ‘Botica Ao Veado d’Ouro’ negativamente. Dessa forma, a farmácia teve quedas na demanda e se viu obrigada a encerrar suas atividades em 2008 de forma definitiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época do desfecho, funcionários e donos acabaram sendo realocados para a farmácia de manipulação Medida Exata, também de São Paulo e que fechou em 2014.

Dependências da farmácia Botica Ao Veado d’Ouro – foto: Reprodução/Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br