Falência decretada e Hangar em aeroporto lacrado: Fim de companhia aérea rival da LATAM chega após 10 anos

Falência decretada e hangar lacrado em aeroporto marcam o fim de companhia aérea que rivalizou com a LATAM após uma década de operação
Após uma década de operações, a falência decretada e o fechamento de seu hangar no aeroporto marcam o fim de uma das companhias aéreas que rivalizava com a LATAM no cenário nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O destino da empresa, que já foi um dos principais nomes do setor, agora se resume a uma história de desafios financeiros.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações disponíveis no Wikipedia, detalha agora a falência da Puma Air Linhas Aéreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falência de companhia aérea
A Puma Air Linhas Aéreas, fundada em 21 de janeiro de 2002, iniciou suas operações como uma empresa de táxi aéreo, utilizando três aeronaves Cessna 208B Grand Caravan para atender a 12 cidades no estado do Pará.

Com o tempo, expandiu suas operações para voos regulares, conectando cidades como Belém, Macapá, Fortaleza e São Paulo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Expansão da Puma Air Linhas Aéreas
Em 2004, a companhia incorporou aeronaves Embraer EMB 120 Brasília à sua frota, ampliando sua capacidade de transporte e alcance regional.
No entanto, enfrentou dificuldades financeiras que levaram à suspensão temporária de suas operações em fevereiro de 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após reestruturação e investimentos, a Puma Air retomou os voos regulares em abril de 2010, operando com um Boeing 737-300.
Declínio
Apesar dos esforços para se reerguer, a empresa enfrentou novos desafios financeiros. Em julho de 2011, a Puma Air anunciou a suspensão de voos para Fortaleza e São Paulo, concentrando-se em rotas regionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, não conseguiu implementar essas mudanças de forma eficaz.

Falência
Em agosto de 2011, a companhia teve seu hangar em Belém lacrado por oficiais de justiça devido a dívidas acumuladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em 8 de fevereiro de 2012, a falência da Puma Air foi decretada, com dívidas estimadas em cerca de R$ 300 mil.
Contudo, a falência da Puma Air teve impactos significativos na aviação regional brasileira, especialmente no estado do Pará, onde a companhia desempenhava um papel importante na conectividade aérea.
Por fim, a perda de uma operadora regional afetou tanto os passageiros quanto os profissionais da aviação local.
Qual é a maior companhia aérea do Brasil?
A LATAM Airlines Brasil é a maior companhia aérea do Brasil em termos de passageiros transportados.
Em 2023, a empresa liderou o mercado doméstico brasileiro, transportando 30,1 milhões de passageiros entre janeiro e novembro.

Além disso, a LATAM possui a maior frota de aeronaves do país, composta por 154 aeronaves.
CONCLUSÃO
Por fim, a trajetória da Puma Air Linhas Aéreas ilustra os desafios enfrentados pelas companhias aéreas regionais no Brasil, evidenciando a importância de uma gestão financeira robusta e de estratégias operacionais eficazes para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo.
Veja também matéria especial sobre: Sem programas, luz e à beira da falência: Emissora de TV prestes a fechar as portas e acabar no Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu