Falência decretada e hangar lacrado em aeroporto marcam o fim de companhia aérea que rivalizou com a LATAM após uma década de operação
Após uma década de operações, a falência decretada e o fechamento de seu hangar no aeroporto marcam o fim de uma das companhias aéreas que rivalizava com a LATAM no cenário nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O destino da empresa, que já foi um dos principais nomes do setor, agora se resume a uma história de desafios financeiros.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações disponíveis no Wikipedia, detalha agora a falência da Puma Air Linhas Aéreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falência de companhia aérea
A Puma Air Linhas Aéreas, fundada em 21 de janeiro de 2002, iniciou suas operações como uma empresa de táxi aéreo, utilizando três aeronaves Cessna 208B Grand Caravan para atender a 12 cidades no estado do Pará.
Com o tempo, expandiu suas operações para voos regulares, conectando cidades como Belém, Macapá, Fortaleza e São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Expansão da Puma Air Linhas Aéreas
Em 2004, a companhia incorporou aeronaves Embraer EMB 120 Brasília à sua frota, ampliando sua capacidade de transporte e alcance regional.
No entanto, enfrentou dificuldades financeiras que levaram à suspensão temporária de suas operações em fevereiro de 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após reestruturação e investimentos, a Puma Air retomou os voos regulares em abril de 2010, operando com um Boeing 737-300.
Declínio
Apesar dos esforços para se reerguer, a empresa enfrentou novos desafios financeiros. Em julho de 2011, a Puma Air anunciou a suspensão de voos para Fortaleza e São Paulo, concentrando-se em rotas regionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, não conseguiu implementar essas mudanças de forma eficaz.
Falência
Em agosto de 2011, a companhia teve seu hangar em Belém lacrado por oficiais de justiça devido a dívidas acumuladas.
Porém, em 8 de fevereiro de 2012, a falência da Puma Air foi decretada, com dívidas estimadas em cerca de R$ 300 mil.
Contudo, a falência da Puma Air teve impactos significativos na aviação regional brasileira, especialmente no estado do Pará, onde a companhia desempenhava um papel importante na conectividade aérea.
Por fim, a perda de uma operadora regional afetou tanto os passageiros quanto os profissionais da aviação local.
Qual é a maior companhia aérea do Brasil?
A LATAM Airlines Brasil é a maior companhia aérea do Brasil em termos de passageiros transportados.
Em 2023, a empresa liderou o mercado doméstico brasileiro, transportando 30,1 milhões de passageiros entre janeiro e novembro.
Além disso, a LATAM possui a maior frota de aeronaves do país, composta por 154 aeronaves.
CONCLUSÃO
Por fim, a trajetória da Puma Air Linhas Aéreas ilustra os desafios enfrentados pelas companhias aéreas regionais no Brasil, evidenciando a importância de uma gestão financeira robusta e de estratégias operacionais eficazes para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo.
Veja também matéria especial sobre: Sem programas, luz e à beira da falência: Emissora de TV prestes a fechar as portas e acabar no Brasil.