Proibida de seguir no ar, falência e leilão: O triste fim de emissora de TV após não suportar crise

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Emissora entrou em falência (Foto: Reprodução/TV Globo/Freepik)

Emissora conhecida do público no Rio de Janeiro, a TV Continental entrou em falência após acumular dívidas com funcionários

Uma das principais emissoras do Brasil teve um triste fim no história da TV. Em meio a dívidas e uma crise interna, o canal entrou em falência e deixou um legado às empresas que vieram depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A TV Continental foi inaugurada em 1959 pelo deputado estadual Rubens Berardo, às 19 horas de 30 de junho. A solenidade contou com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek, no então Distrito Federal, o Rio de Janeiro.

A emissora competia com grandes empresas da época, como a Tupi, a Record e, a partir de 1965, com a Globo. Alguns de seus atores provinham da TV Paulista, com a qual havia firmado um acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juscelino Kubitschek na inauguração da TV Continental (Foto: Reprodução/Museu da TV)

PROBLEMAS FINANCEIROS

De acordo com informações da Museu da TV, do “Almanaque da TV – 50 Anos de Memória e Informação”, de Ricardo Xavier (Ed. Objetiva, 2000), e do TV História, os problemas financeiros secaram a fonte para contratar artistas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve algumas greves por falta de pagamento e, em 1966, a Continental foi arrendada, por seis meses, ao jornalista Heron Domingues para reverter a má administração financeira em que se encontrava.

No início dos anos 1970, a emissora sofreu com um despejo e precisou se instalar na periferia do Rio de Janeiro, no bairro Vila Isabel. A emissora gerava o sinal direto de um caminhão de externas que ficava em frente ao Grajaú Tênis Clube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO A TV CONTINENTAL FALIU?

Os problemas se tornaram cada vez maiores, até que o então presidente Emílio Garrastazu Médici assinou decreto cassando a concessão da Continental após sugestão do Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL), em 1972.

O canal saiu do ar e teve o pedido de falência decretado pela Justiça. Seus equipamentos principais, como transmissor, torre e antena foram a leilão e ninguém menos que Silvio Santos arrematou os produtos para sua primeira emissora, a TVS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sede da TV Continental, que entrou em falência (Foto: Reprodução/Museu da TV)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile