Falência e fim no Paulistão: Adeus de time de futebol mais aclamado de SP faz torcedores rasgarem o uniforme

Time de futebol adorado por todos no estados de São Paulo, teve um fim devastador após 20 anos de existência, fazendo muitos torcedores caírem em lágrimas
Como até já mencionamos em matérias anteriores, o futebol é uma das nossas maiores paixões nacionais. Seja por times profissionais, ou até mesmo amadores, esse esporte unem torcidas e fazem milhares de pessoas vibrarem em meio a gols e campeonatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim é natural que muitos adeptos vivam o clube de forma intensa. Porém, infelizmente, nem todos os times de futebol conseguem sobreviver por muito tempo e muitas vezes a despedida é amarga para esses torcedores.
Como aconteceu com o Esporte Clube Corinthians do Votorantim, um grande e aclamado time de futebol de São Paulo que acabou sofrendo com diversos fracassos em campeonatos até chegar na sua extinção e ter suas portas fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
História
De acordo com o portal Gazeta Votorantim, o time Esporte Clube Corinthians do Votorantim foi fundado no dia 1° de junho de 1944, conhecido como o Alvinegro da Vila, ele havia completado 70 anos de existência no ano de 2014.
Sua primeira diretoria era formada pelos próprios sócios fundadores, que após o pleito ficou assim formada:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Presidente: João Henrique da Costa;
- Vice Presidente: Oswaldo Toledo (Guema);
- Secretário: Adolfo Arcuri;
- Conselho fiscal: Silos Meira, Ovídeo Walter, Alberto Poppes, Wille de Souza Ferreira, Evilásio Dias Ferreira;
- Diretor esportivo: Waldemar Toledo.
Vale destacar que a princípio, o clube chamava-se Corinthians F.C., depois passou a chamar-se Esporte Clube Corinthians de Votorantim,
Conquistas do time:
Ainda de acordo com o portal Gazeta Votorantim, as suas principais conquistas foram:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Campeão Amador do 3° Centenário de Sorocaba;
- Campeão do Torneio Início de Sorocaba em 1957/60/61/67;
- Campeão da Série Industrial de 1959 – Vice campeão Sorocabano em 60/61.
No ano de 1962 ele foi promovido à 2° divisão de profissionais, onde ficou por dois anos, retornando após, a categoria amador.

Esporte Clube Corinthians do Votorantim (Foto Reprodução/Gino Escudos)

Corinthians do Votorantim nos anos 60, da esquerda para a direita: PIOLIM, DE GOES, PEDRO MAQUINÃO, MILTINHO, NINO GALI, ÁLVARO. Agachados: SANTANINHA, DANIEL, ENES, VERMELHO E DUGUINHA. O técnico era o Maquinão (Foto Reprodução/Arquivo/GV)

Uma das últimas formações do Esporte Clube Corinthians do Votorantim. Em pé, da esquerda para a direita aparecem: Zecão, Coelho, Wagner, Tito, Fernandão, Roberto, Nadinho, Pirulito, Tito Cavachini, Durvo e Avelino. Agachados: Zé Cambeva (massagista), Tonhão, Décio, Silnei, Beto Lara, Rilico, Paulo e Mingo (Foto Reprodução/Gazeta do Votorantim)
Por que o Esporte Clube Corinthians do Votorantim acabou?
O último campeonato que a equipe disputou foi através da terceira divisão do Campeonato Paulista (Paulistão) em 1962, 1963 e 1964.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém de acordo com o portal Wiki, apesar de não existir nenhum relato dos diligentes do time na época, tampouco detalhes mais apurados do que causou a sua falência e extinção, o que se sabe é que o seu fim foi culminado por algumas dificuldades no ano de 1964.
Vale deixar bem claro que o Esporte Clube Corinthians, apesar de levar o nome do tradicional Corinthians, não tem ligação dependente com o clube paulista.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.