Falência: Fim decadente de rede de lojas de roupa nº1 no Brasil e fechamento em massa faz clientes chorarem

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/10/2024 18h49

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de rede de lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma rede de lojas de roupa gigantesca, a n° 1 do Brasil, chegou ao fim e foi a falência. O fechamento em massa das unidades deixaram os brasileiros em prantos

Gerir uma empresa, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa muito simples. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a rede de lojas de roupa n° 1 do Brasil que teve um triste fim e faliu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, o fechamento abrupto de qualquer empreendimento pode gerar uma série de consequências, como impacto econômico devido à perda de empregos.

Afinal, qual rede lojas fechou?

Estamos falando da Ducal Roupas, que foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960, de acordo com as informações divulgadas pela ‘Wikipédia’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rede de lojas Ducal Roupas tinha uma mensagem no seu nome, ‘Ducal’ era a junção de ‘duas calças’, pois quem comprava um paletó no local junto de uma calça, ganhava outra de graça.

Essa rede não era apenas uma grande marca, mas sim um grande grupo empresarial da época e possuía além das lojas:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • indústrias de roupas e eletrônicos (Denison),
  • supermercados (Dado – o primeiro do gênero no Rio),
  • varejo de utilidades domésticas (Decasa),
  • imobiliárias (Daviga),
  • além de serviços de banco de dados (Datamec),
  • consultoria jurídica,
  • crédito (Banco Delta e Decred),
  • agência de publicidade (Denison Propaganda) e
  • até galeria de arte (Petit Galerie).

Com 22 milhões de cruzeiros na época, José de Carvalho, José Cândido e José Luiz Moreira de Souza abriram uma fábrica de roupas e consequentemente a primeira Ducal, no centro do Rio de Janeiro.

Sistema de crédito e propaganda da rede de lojas

A rede possuía um sistema de crédito diferenciado, onde ofereciam dividir em até 24 vezes. Além disso, o esquema das “duas calças”, também impulsionaram o crescimento da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A promoção pretendia que o cliente ficasse com uma calça para o trabalho e outra para o esporte. Pelé chegou a ser o garoto propaganda das Ducal após o primeiro título mundial da seleção, em 1958.

Do auge a falência

A Ducal sofreu com os parcelamentos em 24 vezes sem correção monetária após o Brasil entrar em uma forte crise econômica fazendo com que a inflação despontasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi necessário que a Ducal se unisse à igualmente famosa rede mineira de eletrodomésticos Bemoreira em 1966.

A parceria teve sucesso entre o final dos anos sessenta e início dos setenta. Mas a inflação continuava prejudicando o sistema de crédito, sem falar na mudança no comportamento de compra e moda do público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequentemente, a Bemoreira-Ducal entrou em decadência. À medida que o grupo saía da mídia, as lojas começavam a ser fechadas uma a uma.

O que é falência?

Segundo o portal do TJDFT, a falência é um processo legal que ocorre quando uma pessoa ou empresa não consegue mais pagar suas dívidas.

Dessa forma, visando preservar os ativos e recursos da empresa para pagar os credores, se decreta o fim definitivo do empreendimento.

Assim, podendo começar de duas formas, onde em uma o devedor se apresenta voluntariamente ou os credores solicitam o pedido de insolvência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.