Máscara de arroz e café promete esticar a pele — mas especialistas alertam para riscos e falta de eficácia
E uma máscara caseira feita com arroz e café tem circulado na internet como uma “verdadeira salvação” para esticar a pele e suavizar rugas — com promessas ousadas, como substituir e até mesmo “causar a falência” de procedimentos estéticos caros, inclusive os fios de lifting.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, a partir de informações coletadas no Social 1, a equipe do TV Foco, especializada em beleza, elenca abaixo todos os benefícios dessa máscara e os cuidados que devem ser tomados.
O que são fios de lifting — e por que funcionam?
Em tese, conforme sempre frisamos por aqui, as rugas são o resultado da perda de colágeno, exposição solar excessiva, estresse oxidativo e envelhecimento natural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pele, com o tempo, perde elasticidade e firmeza, formando linhas de expressão, sulcos e flacidez.
Até por isso, combater rugas de forma eficaz geralmente exige estímulo profundo de colágeno — algo que cremes caseiros dificilmente conseguem fazer.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste contexto, os fios de lifting, ou fios de sustentação, são aplicados por dermatologistas ou cirurgiões plásticos e têm duas funções principais:
- Reposicionar tecidos e estimular colágeno;
- Promover o efeito tensor imediato;
- Atingir resultados progressivos à medida que o organismo reage ao material dos fios.
É um procedimento minimamente invasivo, com respaldo clínico e resultados visíveis…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Benefícios do arroz e café
Porém, a mistura de arroz com café ganhou força nas redes sociais com alegações de que estica a pele, suaviza rugas e traz, de certa forma, esse efeito dos fios de lifting.
Café:
- Ação antioxidante e antienvelhecimento: O café é rico em polifenóis, que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de linhas finas.
Fonte: Journal of Investigative Dermatology, 2005
- Melhora da circulação e firmeza da pele: A cafeína estimula a microcirculação cutânea, o que pode ajudar na redução da aparência de olheiras e inchaços, além de melhorar a firmeza da pele.
- Efeito anti-inflamatório e esfoliante natural: Em uso tópico (como esfoliantes de borra de café), tem efeito anti-inflamatório e ajuda na remoção de células mortas, promovendo renovação celular.
Arroz:
- Clareamento e uniformização do tom da pele: Extratos de arroz (especialmente a água de arroz fermentada) contêm ácido kójico e alantoína, que ajudam a clarear manchas e suavizar o tom da pele.
- Ação calmante e anti-inflamatória: Compostos como o gamma-oryzanol presentes no arroz ajudam a reduzir irritações, vermelhidão e sensibilidade da pele.
- Hidratação e proteção da barreira cutânea: O amido do arroz forma uma película protetora sobre a pele, ajudando a manter a hidratação e reforçar a barreira cutânea.
Mas, ATENÇÃO!
Embora natural, essa receita precisa passar por um teste antes de qualquer coisa, a fim de evitar alergias ou reações adversas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em casos extremos, a recomendação é buscar orientação profissional antes de qualquer tratamento, caseiro ou não.
Por fim, essa receita tem como base as vivências de blogueiras e alguns profissionais da beleza, ou seja, seus resultados não são cientificamente comprovados.
Como preparar uma máscara caseira à base de café e arroz?
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de arroz cozido e bem amassado.
- 1 colher (chá) de café em pó.
- 1 colher (sopa) de leite (opcional)
Modo de preparo:
- Misture os ingredientes até formar uma pasta homogênea.
- Aplique no rosto limpo, evitando a área dos olhos.
- Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria.
- Use, no máximo, 1 vez por semana — e sempre faça um teste de sensibilidade antes.
Conclusão:
Em suma, a máscara de arroz e café pode parecer uma solução natural e acessível, mas não tem embasamento científico nem segurança garantida.
Rugas e flacidez são questões complexas que exigem abordagem profissional.
Ao contrário dos fios de lifting, a receita caseira não oferece resultados consistentes e pode até irritar sua pele.
Quando o assunto é rejuvenescimento, o melhor investimento ainda é informação de qualidade — e orientação dermatológica. Mas, para mais dicas de beleza, saúde e bem-estar, clique aqui*.