Turistas em êxtase: Ressurreição da falência de hotel nº1 do RJ na era Castro anima até cariocas em 2025

Renascimento após falência de um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, em plena era Castro, anima até cariocas em 2025.

05/03/2025 10h00

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Justiça suspende a falência decretada de Hotel tradicional do RJ neste ano de 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Renascimento de um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, em plena era Castro, anima até cariocas em 2025

E um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, visto como nº1 entre os mais exigentes, viveu uma jornada turbulenta no início de 2025 e agora protagoniza uma virada que deixa até mesmo os cariocas em êxtase após ressuscitar de uma falência até então decretada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do icônico LSH Barra Hotel, que agora anima não apenas turistas, mas até mesmo os cariocas que vivem em seu entorno.

Esse fato, o qual ocorre em plena era do governo de Cláudio Castro, reflete os desafios e as oportunidades de um dos setores mais importantes da economia fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal Diário do Rio de Janeiro e Jornal da Globo, a equipe especializada em economia do TV Foco traça toda a linha do tempo desses acontecimentos e as atuais expectativas do empreendimento após a tormenta.

LSH Barra Hotel (Foto Reprodução/Internet)
LSH Barra Hotel (Foto Reprodução/Internet)

O que aconteceu?

Inaugurado em 2016 para atender à demanda turística dos Jogos Olímpicos, o LSH Barra Hotel começou sua trajetória sob a marca Trump, fruto de um acordo de licenciamento e gestão com a The Trump Organization, empresa do então recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No entanto, em dezembro de 2016, a parceria foi encerrada, e o estabelecimento passou a ser denominado LSH Barra Hotel.

  • Apesar do início promissor, o hotel enfrentou uma série de dificuldades financeiras a partir de 2019.
  • Problemas como atrasos no pagamento de fornecedores, falta de documentos essenciais e questionamentos sobre as previsões econômicas levaram o empreendimento a entrar em recuperação judicial, um processo que se estendeu por mais de 2.000 dias.
  • Em janeiro de 2025, a 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital decretou a falência do hotel após considerar inviável o plano de recuperação judicial.

Nesse contexto, o LSH Barra Hotel, o qual já foi sinônimo de luxo e sofisticação, acumulou uma dívida de milhões de reais e acabou deixando um vácuo no setor hoteleiro da Barra da Tijuca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até 2016 o LSH Barra Hotel levava o nome Trump (Foto Reprodução/El País)
Até 2016 o LSH Barra Hotel levava o nome Trump (Foto Reprodução/El País)

Suspensão da falência e ressureição!

No entanto, a história do LSH Barra Hotel não terminou com a decretação de sua falência.

No dia 05 de fevereiro de 2025, a Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a decisão que havia decretado o fim do empreendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desembargador Luiz Roldão Filho revisou o caso e entendeu que a decisão inicial havia invadido aspectos que deveriam ser discutidos exclusivamente na assembleia geral de credores.

Além disso, foi levado em consideração que o hotel tinha reservas aquecidas para o verão e o Carnaval, o que poderia contribuir para sua recuperação financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a suspensão da falência, o LSH Barra Hotel continuou operando sob recuperação judicial, enquanto a 9ª Câmara de Direito Privado da Corte analisava o caso.

Tal decisão trouxe um fôlego para o empreendimento, que passou a buscar alternativas para se reerguer.

Ressurgindo das cinzas:

Agora, em 2025, o LSH Barra Hotel vive um novo capítulo em sua história. Após meses de negociações e ajustes, o hotel anunciou sua ressurreição, com um plano de reestruturação o qual inclui:

  • Investimentos em infraestrutura;
  • Marketing;
  • Parcerias estratégicas.

Conforme dito acima, essa notícia foi recebida com entusiasmo até mesmo pelos cariocas, uma vez que veem no hotel um símbolo de resistência e renovação.

O novo plano de recuperação foi aprovado pelos credores, incluindo os debenturistas que haviam investido R$ 60 milhões no empreendimento em 2016.

A justiça suspendeu a falência do LSH Hotel em fevereiro de 2025 (Foto Reprodução/Internet)
A justiça suspendeu a falência do LSH Hotel em fevereiro de 2025 (Foto Reprodução/Internet)

E a alta demanda durante o verão e o Carnaval foi um dos fatores que contribuíram para a viabilidade do plano, demonstrando que o hotel ainda tem potencial para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro.

Quais foram as declarações dadas pelos responsáveis do LSH Hotel?

Até o momento, não há declarações oficiais dos responsáveis pelo LSH Barra Hotel sobre a ressurreição do empreendimento.

No entanto, o espaço permanece aberto caso queira expor a sua versão dos fatos.

Quanto os hotéis movimentam a economia do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é um dos estados que mais movimentam a economia com turismo e os hotéis têm forte responsabilidade nisso.

De acordo com o portal Inteligência Financeira, só neste carnaval, a ocupação hoteleira trouxe números consideráveis quanto à injeção de dinheiro na cidade. 

  • Em 2025, o carnaval do Rio de Janeiro movimentou R$ 5,7 bilhões e a ocupação hoteleira chegou a 95,51%.
  • A região mais procurada durante o carnaval é o Centro, onde acontecem os desfiles das escolas de samba e blocos de rua.

No entanto, esse cenário positivo se deve ao fato de a ocupação em 2024 ter sido relativamente substancial. Em 2024, a taxa de ocupação de hotéis na cidade do Rio fechou acima de 70%.

Thumbnail Video Youtube

Considerações finais

Em suma, um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, o LSH Barra Hotel, viveu uma reviravolta em 2025 após falência decretada.

Em plena era Castro, o hotel superou desafios financeiros e reabriu com um novo plano de reestruturação, animando turistas e cariocas.

Por fim, o processo de recuperação reflete os desafios e oportunidades do setor hoteleiro na economia fluminense.

Mas, para saber sobre mais casos como esse, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.