Famosa marca, que faz parte da rotina da maioria dos brasileiros, está por um fio
Se você gosta de comprar utensílios domésticos, seja para o seu lar ou simplesmente presentear alguém, com toda certeza essa marca já faz parte da sua rotina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica marca de utensílios de vidro, a Pyrex, ela que ao longo dos anos marcou gerações, principalmente os da década de 90, é uma das marcas mais presente na rotina da maioria das pessoas.
Mas infelizmente, após anos de tradição e confiança, essa icônica marca atravessa um período complicado e está a um passo da temida falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresa de utensílios para cozinha Pyrex marcou gerações ao longo dos anos (Foto Reprodução/Internet)
Por um fio
Segundo o portal Infomoney, a empresa Instant Brands, atual responsável por fabricar a marca Pyrex, entrou com pedido de falência nesta última segunda feira (12), nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de enfrentar essa terrível onda crítica causada pela diminuição do consumo de consumidores, que assim como no Brasil, lidam com a inflação, ela se encontra na “corda bamba”.
Ela que também fabrica eletrodomésticos, e tem sede em Illinois entrou com um pedido de proteção do Capítulo 11, no Tribunal de Falências de Houston, acusando mais de US$ 500 milhões (R$ 2,4 bilhões) em ativos e passivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que a empresa de “private equity” (um tipo de investimento) Cornell Capital comprou a empresa no ano de 2019 e a fundiu com a Corelle Brands, outra fabricante de utensílios de cozinha.
Instant Brands, além da Pyrex, também cuida de uma linha de eletrodoméstico (Foto Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A queda das vendas só mostrou em como a Instant Brands está com dificuldades em expandir seu negócio baseado em um em um único produto de sucesso.
A vendedora das marcas Pyrex e Snapware, vem trabalhando com com consultores de reestruturação há meses para melhorar seu balanço e finanças, à medida que a antiga obsessão dos consumidores pelo fogão Instant Pot diminuiu.
Só para se ter ideia, as vendas líquidas da empresa caíram 21,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo a S&P Global, esse foi o sétimo trimestre consecutivo de queda nas vendas ano a ano, ao rebaixar de classificação a Instant Brands na semana passada.
Ainda de acordo com o relatório da S&P, o desempenho da Instant Brand continua caindo com a diminuição da demanda e a queda de pedidos de reposição dos varejistas da categoria.
Fora a competição com os produtos importados da china que são mais atraentes em questão de preço. Afinal de contas, em meio à uma crise financeira, enxugar gastos é uma atitude comum da maioria.
Inclusive, o que está acontecendo com a marca é muito parecido com o que aconteceu com a icônica marca Tupperware*SAIBAMAIS*
Segundo o jornal Wall Street Journal, a medida que as vendas do principal produto (Pyrex) caíram, os erros de gerenciamento da Instant Brands e as pressões de custo da cadeia de suprimentos relacionados com o período crítico da pandemia, colocaram a empresa em “maus lençóis”
Qual foi a resposta da marca diante dessa situação?
A Instant Brands informou que esse pedido de falência possibilita que a empresa tenha uma espécie de “respiro” para continuar as discussões em andamento com todas as partes financeiras interessadas, em um esforço para alcançar um caminho consensual que a fortaleça perante o mercado.
A Guggenheim Partners atua como consultor financeiro da Instant Brands para o processo de falência, enquanto Davis Polk & Wardwell fornece consultoria jurídica.
Os credores se comprometeram a fornecer US$ 132,5 milhões (R$ 647 milhões) em financiamento para levar a empresa ao processo de falência, disse a empresa.
Ben Gadbois, presidente e CEO da Instant Brands (Foto Reprodução/ YouTube)
Ben Gadbois, presidente e CEO da Instant Brands, disse que o aperto nas condições de crédito e as taxas de juros mais altas prejudicaram seus níveis de liquidez e tornaram sua estrutura de capital impraticável.
Em março deste ano, ele disse ao Wall Street Journal acreditar que “o produto Instant Pot vai durar muito tempo, mas que “nenhum produto permanece em um nível fenomenal para sempre”.
Gadbois pressionou a Instant Brands a criar novos utensílios de cozinha sob a marca homônima, esperando crescimento por meio da expansão internacional.