Falência de marca de roupas popular como a Riachuelo faz brasileiros chorarem em 2025

Moda e economia: Marca tão popular no mundo têxtil e fashion, gigante como a Riachuelo, teve um novo desdobramento em 2025 após falência.

03/06/2025 7h00

5 min de leitura

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Marca de roupas, tão popular quanto a Riachuelo, vai à leilão após falência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

A indústria da moda brasileira não é só tendência — é um pilar da economia nacional.

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Apenas para nível de conhecimento, o setor responde por cerca de 1,6% do PIB, emprega mais de 1,4 milhão de pessoas e movimenta mais de R$ 200 bilhões ao ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Dentro dessa engrenagem, marcas nacionais desempenharam papel central na formação do mercado interno.

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No entanto, muitas também viram suas trajetórias ruírem diante da:

Inclusive, o caso da Staroup, grife icônica dos anos 1970 e 1980 e tão popular quanto uma Riachuelo, teve sua falência decretada ainda em 2012.

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Staroup era uma das marcas mais amadas de jeans entre os anos 80/90 (Foto Reprodução/Exame)
Staroup era uma das marcas mais amadas de jeans entre os anos 80/90 (Foto Reprodução/Exame)

Inclusive, também em 2025, a situação ganhou novos desdobramentos com a decisão da venda judicial de sua sede em Botucatu.

O leilão, marcado para 2 de junho de 2025, representa o desfecho físico e simbólico de uma marca que já ocupou posição de destaque na moda nacional, fato esse que ainda faz milhares de brasileiros chorarem.

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A Justiça colocou em leilão o imóvel da antiga Botucatu Têxtil, fabricante da Staroup, com lance inicial de R$ 42 milhões.

O lote inclui um terreno de 286 mil metros quadrados.

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O espaço está localizado em uma zona industrial estratégica e, segundo o leiloeiro Erick Teles, pode interessar a grandes incorporadoras, operadores logísticos ou fundos imobiliários em busca de ativos com potencial de transformação.

Sendo assim, a partir de informações coletadas no portal EXAME, a equipe especializada em economia do TV Foco separou todos os detalhes da situação e o que esperar agora.

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Uma trajetória brilhante na indústria da moda brasileira:

A Staroup surgiu em 1956 e alcançou projeção nos anos 70, com:

  • Produtos de jeans de alta qualidade;
  • Forte presença publicitária;
  • Campanhas estreladas por celebridades — algumas premiadas internacionalmente, como no Festival de Cannes.

A marca também marcou presença na cultura pop, incluindo a abertura da novela Dancin’ Days, da TV Globo.

Inclusive, durante duas décadas, a empresa dominou o mercado brasileiro e chegou a exportar seu modelo de sucesso.

Fábrica da Staroup fecha o ciclo com a venda da sua fábrica em 2025 por meio de um leilão (Foto Reprodução/Instagram)
Anúncio do leilão da Staroup divulgado pelo Exame (Foto Reprodução/Exame)

Declínio:

Mas, a partir dos anos 90, passou a perder espaço com fatores que fragilizaram o mercado, como:

  • Abertura do mercado à concorrência internacional;
  • Mudanças no comportamento do consumidor;
  • Esgotamento do modelo comercial tradicional fragilizou a operação.

Em 2000, a empresa pediu concordata. Em 2008, tentou nova reestruturação via recuperação judicial. Nenhuma das iniciativas obteve êxito.

Falência:

No entanto, o colapso financeiro foi consumado em 2012, com a decretação da falência da Botucatu Têxtil, que na época acumulava dívidas da ordem de R$ 162 milhões.

No ano seguinte, em 2013, a confecção Racheltex comprou os direitos de uso da marca e passou a produzir peças licenciadas sob o nome Staroup, com repasse de royalties para os credores.

Fábrica do Jeans da Staroup que será leiloada em Botucatu (Foto Reprodução/Instagram)
Fábrica do Jeans da Staroup que será leiloada em Botucatu (Foto Reprodução/Instagram)

A operação permaneceu restrita e sem reposicionamento expressivo no mercado.

Porém, não houve qualquer declaração pública dos gestores da Racheltex sobre planos de reativação ou reestruturação da marca.

O que vai ser leiloado?

O imóvel da sede industrial de Botucatu é apenas parte do espólio. No ano de 2024, um prédio da empresa em Avaré já havia sido vendido.

Inclusive, outras duas áreas localizadas na capital paulista também devem ir a leilão.

Com localização estratégica e dimensões expressivas, o terreno da sede pode ser convertido em:

  • Centro logístico;
  • Hub industrial;
  • Condomínio residencial de grande porte.

Expectativas segundo análise do leiloeiro responsável. Além disso, a alienação de ativos visa abater o passivo acumulado pela massa falida da Botucatu Têxtil.

Quem domina o cenário do varejo da moda brasileiro?

Enquanto nomes como Staroup, foram engolidos pelo tempo, novas dinâmicas impulsionaram outras redes.

Inclusive, a maior delas é a mencionada Riachuelo, pertencente ao grupo Guararapes.

Com mais de 300 lojas em todo o país, produção verticalizada e forte atuação em canais digitais, a Riachuelo se consolidou como a principal rede de moda do Brasil, superando concorrentes históricos como C&A e Renner em volume de vendas, de acordo com rankings recentes da ABVTEX e dados da Euromonitor.

Conclusão:

Em suma, o leilão da sede da Staroup marca o fim concreto de um ciclo que começou em 1956 e moldou parte da moda brasileira.

A marca, que já foi símbolo de ousadia e inovação, sucumbiu a pressões globais e a erros internos.

Seu nome, embora fora do varejo, ainda carrega valor cultural e pode interessar a investidores dispostos a reinventá-lo.

Por fim, a história da Staroup é um espelho das transformações — e das ruínas — que a indústria da moda enfrenta no Brasil.

Mas, para saber sobre mais falências históricas e marcantes, clique aqui*.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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