A empresa de Fast Food McDonald’s durou menos de 4 anos no país e teve todas as suas lojas fechadas
O McDonald’s é uma das empresas norte-americanas mais bem sucedidas nas últimas décadas. Presente em todos os continentes, a franquia possui 36.000 pontos de venda no mundo todo e, apenas no último ano, encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de US$ 1,188 milhão de dólares.
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No Brasil, a empresa conquistou um amplo espaço. Segundo o El País, os brasileiros estão entre os maiores consumidores de Fast Food e, apesar de ter perdido certo espaço para a concorrência no últimos anos, o McDonald´s ainda está entre as empresas mais consumidas no país, tendo, ainda, o objetivo de aumentar seus locais de venda, implementando mais 120 estabelecimentos no Brasil até 2024.
Logo do McDonald’s (Foto: Reprodução, Site da marca)
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Cerca de 100 países no mundo todo não possui McDonald´s em seu território, seja por motivos políticos ou econômicos. Na América Latina, a Bolívia é o único país que não possui nenhuma loja da franquia. Não por falta de interesse da empresa em se estabelecer no país boliviano, mas por falta de interesse da população em consumir seus produtos.
O McDonald´s chegou a Bolívia em 1998, com muita festa, desfiles e participação ativa dos políticos nas comemorações, pois viam a presença da empresa no país como um sinal de avanço e desenvolvimento boliviano. Já em 2002, o MacDonald´s faliu na Bolívia. As 8 instalações da empresa foram fechadas e os trabalhadores foram despedidos.
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Por que a empresa não durou no país?
Estudos apontam que a rejeição da franquia no país se deu, também, por motivos econômicos, uma vez que o produto mais barato do McDonald’s custava cerca de $ 25 pesos bolivianos, aproximadamente US $ 3, enquanto que em uma empresa local um almoço completo custava cerca de $ 7 pesos, menos de um dólar. Porém, a falta de variedade de sabores e o impasse com a forte cultura culinária boliviana estão entre os principais fatores que levaram à falência.
Unidade do McDonald’s (Foto: reprodução, Gazeta do Povo)
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Uma rede de fast food baseia sua estratégia em ter a mesma comida em todas as suas filiais. A Bolívia é um dos países que possui uma culinária especial, com uma grande diversidade de pratos, principalmente em relação à batata, que possui milhares de variedades no país. Por isso, os bolivianos tiveram dificuldades de se adaptar ao Fast Food, em uma espécie de choque cultural, onde a comida tida como “rápida” vai contra o amor e carinho colocado no ato de cozinhar boliviano.
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