Fim definitivo: Falência de nº1 dos transportes é decretada no Brasil e deixa clientes sem chão até hoje (07)

Falência atinge operadora de transporte gigante e tradicional, a qual chegou a operar com mais de 200 ônibus no Brasil
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Empresa gigante dos transportes tem falência decretada e clientes perdem chão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Falência atinge operadora de transporte gigante e tradicional, a qual chegou a operar com mais de 200 ônibus. Linhas e funcionários foram redistribuídos após o colapso.

E uma das maiores empresas de ônibus do Brasil, considerada a nº 1 da sua área de atuação, acabou tendo a sua falência decretada, deixando milhares de clientes abalados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Viação Tabuazeiro, responsável por parte do transporte coletivo na capital, Vitória, e Região Metropolitana.

O juiz Marcos Pereira Sanches, da Vara de Falências do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, decretou a falência da empresa no dia 18 de outubro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O magistrado afirmou que não existe mais atividade econômica a ser recuperada e, por isso, encerrou definitivamente o processo de recuperação judicial iniciado pelos acionistas.

Viação Tabuazeiro (Foto Reprodução/Ônibus Brasil/Sergio Corrêa)

Essa sentença marcou o fim de duas das mais tradicionais operadoras do transporte urbano capixaba, após anos de dificuldades financeiras, perdas operacionais e denúncias de descumprimento contratual junto ao Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal Diário do Transporte, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo toda a linha do tempo da ruína e o desfecho do que sobrou da gigante.

Da fundação à falência:

Mudanças:

Diversas linhas e veículos foram repassados à Viação Grande Vitória para quitar dívidas e aliviar o caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2020 – Impacto da pandemia e reestruturação: Para piorar, a Tabuazeiro sofreu fortemente com a queda de receita durante a pandemia. Sem renovar a frota há mais de oito anos e com frequentes atrasos salariais, viu seus trabalhadores promoverem paralisações e piquetes nas garagens.

Postagem sobre o fim da Metropolitana no sistema Transcol (Foto Reprodução/Instagram)

Assim, as rotas foram redistribuídas para:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os acionistas da empresa entraram, então, com um pedido de recuperação judicial na vara de falências de Vitória.

Mas como não havia possibilidade de obter recuperação, a falência de ambas foi decretada no dia 18 de outubro de 2024.

Situação da Viação Tabuazeiro consta como falida (Foto Reprodução/Portal da Transparência)

Declarações dos envolvidos:

Conforme mencionamos acima, o juiz Marcos Pereira Sanches declarou em seu despacho:

“Não resta mais atividade econômica a ser recuperada. As empresas não demonstraram viabilidade de reversão da crise”

Não foram encontradas as declarações dos acionistas e responsáveis pela Tabuazeiro e Metropolitana, no entanto o espaço segue em aberto.

No entanto, no Google, existem comentários de ex funcionários e clientes, entre eles um em específico exigindo seus direitos, conforme podem ver abaixo:

Pedido de um ex funcionário da Tabuazeiro, a qual segue como ativa no maps, mesmo depois da falência e fim de atividades (Foto Reprodução/Google)

Qual é a maior empresa de ônibus no Espirito Santo em 2025?

Atualmente, a Vix Logística é considerada a maior empresa de transporte e logística do Espírito Santo, De acordo com o Anuário 200 Maiores do Espírito Santo do IEL-ES

Por fim, para saber mais informações sobre outros serviços e muito mais, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile