Crise, tentativa de venda e falência: O triste dia e fim de varejista que acabou engolida pelas Casas Bahia

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Loja Casas Bahia - Foto: Internet

Tente não se impactar ao saber detalhes da grande varejista que foi engolida pelas Casas Bahia

A Casas Bahia é uma grande rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. A empresa foi fundada em 1952, em São Caetano do Sul, São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, não é sobre tal empresa que iremos falar hoje, mas sim sobre uma varejista que acabou engolida pelas Casas Bahia, com direito a crise, tentativa de venda e falência.

Bom, estamos falando da Ultralar, que foi uma rede de lojas de departamentos fundada em 1956 por Ernesto Igel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu com a Ultralar?

Primeiramente, para quem não sabe, de acordo com informações disponibilizadas na Wikipédia, a Ultralar surgiu principalmente com a intenção da Ultragas de popularizar o fogão, até então raro no país, para impulsionar o negócio principal: botijão de gás.

Contudo, como  o número de fogões a gás era muito pequeno, o proprietário Ernesto Igel começou a produzir e comercializá-los através de lojas próprias que depois foram reunidas nas Lojas Ultralar.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, em 1974, a empresa seguiu a tendência das grandes lojas da época como Pão de Açúcar (Jumbo) e Eletroradiobraz (Baleia) abre seu primeiro hipermercado, o Ultracenter.

Já no início da década de 90, o Grupo bateu o pé e começou com o  processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, que como foi dito, era distribuição de gás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, visando o futuro próspero, a empresa incluiu nesse processo as Lojas Ultralar com 44 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul foram vendidas ao Grupo Susa Vendex (a reunião do conglomerado nacional Victor Malzoni com o holandês Vendex), que também controlava as lojas Sandiz e a Sears.

Nessa época a empresa passou à se chamar Ultralar & Lazer incorporando algumas lojas da Sears no estado do no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porem, ainda na década de 90 se iniciou a decadência e foi desfeita a associação entre o Grupo Malzoni e o Grupo Vendex.

Com isso, acabou que algumas empresas foram fechadas como Sears e Dillard’s e outras vendidas como a Drogasil e Ultralar & Lazer.

Já nos anos 2000, já se vendo em crise, a varejista sentiu o reflexo das mudanças do mercado e começa a ter problemas econômicos.

Falida e comprada pelas Casas Bahia – Foto Internet

Loja da Ultralar – Foto Internet

Dessa forma, já visando não falir, a empresa entrou em negociação com o Ponto Frio e Casas Bahia para vendê-la, mas a venda não se concretizou. Assim, a Ultralar acabou sendo engolida pela gigante Casas Bahia.

Dito isso, pouco tempo depois,  foi decretada a falência da empresa, que acabou tendo a maioria de seus pontos adquiridos pelas Casas Bahia.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile