Falência: O fechamento de portas de empresa gigante de calçados com funcionários na rua da amargura

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

FALÊNCIA - Foto: Canva

O fim de empresa gigante no ramo dos calçados com falência

Uma tradicional fábrica brasileira, focada em calçados, após contar com uma quantidade expressiva de dívidas, acabou tendo a sua falência decretada pela Justiça. Estamos falando da fábrica de calçados, do Grupo São Francisco, localizado em São Francisco de Paula (RS) e Parobé (RS), fundada em agosto do ano de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após atravessar um período critico, ela acabou tendo a sua falência decretada pela Justiça, em abril do último ano de 2023 De acordo com o portal Exclusivo, a empresa contava com dívidas que somadas chegavam a quantia de R$ 32,7 milhões.

Vale dizer que o empreendimento já havia feito um pedido de recuperação judicial e tal plano teria sido votado por seus credores. Um fato que acabou pegando muita gente de surpresa é que cerca de 158 funcionários da companhia foram surpreendidos ao encontrar as portas da fábricas completamente fechadas, sem os maquinários e alegando que nem sequer foram comunicados a respeito da situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme despachado pelo Juiz de Direito da Vara Regional Empresarial de Novo HamburgoAlexandre Kosby Boeira, foi comprovado o abandono do empreendimento e a retirada dos equipamentos. Isso configurou como um ato premeditado pela empresa afim de evitar a venda de alguns dos seus ativos para a devida quitação de dívidas.

Tendo plena caracterização da insolvência e convolação da recuperação judicial em falência. Foi também constituído o modo mais acelerado de recuperação e a realocação dos ativos do empreendimento inviável. Isso a fim de zelar pelo bom funcionamento das estruturas de mercado e para maximizar seu valor.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, os seus credores poderiam ficar minimamente satisfeitos com o desfecho. Ainda de acordo com o portal Exclusivosegundo um comunicado oficial da própria empresa, foi informado que essa crise foi agravada pela pandemia de Covid-19. O que impactou a produção e consequentemente, o faturamento.

Segundo declarações dadas pelo presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé (Sindparobé) e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçado e Vestuário do RS (FETICVERGS), João Pires, há alguns anos, a calçadista já não estava cumprindo com as suas obrigações trabalhistas. Em meio a declaração dada por ele, foi alegado que a fábrica NÃO depositava o FGTS dos funcionários, além disso a empresa não cumpria com os pagamentos das rescisões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo São Francisco tentou uma recuperação judicial, mas não se sustentou (Reprodução: Internet)

Ainda em 2023, conforme foi publicado pelo portal GZH, o advogado Diego Estevez, que era o administrador judicial da empresa na recuperação judicial, foi quem se responsabilizou por reatar à Justiça sobre o esvaziamento da fábrica.

Com isso, a empresa acabou sendo lacrada, e também foi organizado um leilão com os bens que sobraram a fim de sanar as dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo de empresas São Francisco, com negócios voltados à produção de calçados – Foto Ilustrativa

O que acontece depois que uma empresa declara falência?

Para quem não sabe, após decretar a falência, os bens da empresa, assim como do empresário, podem ser reunidos e liquidados.

Ou seja, serão usados para pagar tudo que deve. Além disso, os proprietários e sócios da empresa não podem exercer qualquer atividade empresarial até o fim do processo judicial de falência.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile