Intervenção do Banco Central e falência: O fim de banco no Brasil após mais de 100 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/09/2024 11h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência / Banco - Montagem: TVFOCO

Um dos maiores bancos do Brasil fechou as portas e decretou falência após precisar passar por uma intervenção do BC. A novidade caiu como uma bomba

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os serviços prestados pelos bancos são essenciais na vida de milhões de pessoas. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de um banco tão popular como a Caixa que fechou as portas no Brasil após mais de 100 anos. Na época, o Banco Central precisou intervir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando sobre a falência do Banco Econômico. De acordo com informações da Wikipédia, em 13 de julho de 1834 um grupo de 171 cidadãos baianos fundou a Caixa Econômica da Bahia. Ele era o banco privado mais antigo do Brasil quando sofreu intervenção pelo Banco Central do Brasil em 1995. Ele sofreu as consequências da implantação do Plano Real.

Banco Central / Falência - Montagem: TVFOCO
Banco Central / Falência – Montagem: TVFOCO

O lema do Banco era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”. Em 1910, foi vendido para o político e banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Em 1968 incorporou o Banco Meridional, antes Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Apesar da ajuda do governo, ele acabou sofrendo intervenção bem no início de 1995.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com todas as tentativas, o banco foi fechado em agosto aquele, assim como suas 276 agências. A instituição tinha mais de nove mil funcionários e novecentos mil clientes. Parte do banco foi incorporada pelo Banco Excel, que passou a se chamar Banco Excel-Econômico. Em agosto de 1998, o conjunto foi incorporado pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e em 2003, ao Bradesco.

Em setembro de 2021, o BNDES e o FGC realizaram um leilão dos créditos do Banco Econômico que eles mantinham desde 1995. Somente o Alternative Asset 1, fundo administrado pelo BTG, fez lance, vencendo pelo valor mínimo, de R$ 937,750 milhões. Em 2022 foi concluído o processo de aquisição do controle do Banco Econômico, que passa a se chamar Banco BESA.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Qual o maior banco do mundo?

Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.

Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.