Falência e estúdios abandonados: O fim devastador de emissora carioca, rival da Record, afundada em dívidas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/10/2023 21h22

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissora foi a falência e fechou as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

O fim devastador de emissora carioca

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de problemas podem levar o fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito do fim devastador de uma emissora carioca, rival da Record, que teve a falência decretada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando sobre a TV Rio. Tratava-se de uma emissora carioca que tinha sede na capital Rio de Janeiro. Foi fundada pelo empresário João Batista do Amaral, o Pipa, em junho de 1955. As informações, vale dizer, são do portal TVPedia Brasil.

A TV Rio fez parte das Rede de Emissoras Unidas, tendo liderado, juntamente com a TV Record de São Paulo, a rede homônima entre 1959 e 1967. A emissora carioca, vale dizer, teve vários programas que fizeram um enorme sucesso. Apostando em telenovelas, programas infantis, entre outras atrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que a desestruturação de sua aliada TV Record, a ausência de artistas de projeção e dirigentes competentes, a saída de Boni e Walter Clark e a competição com a recém inaugurada TV Globo deram início à decadência da TV Rio a partir de 1967.

Emissora está prestes a declarar falência por conta de dívida milionária (Reprodução: Internet)

Emissora carioca declarou falência (Reprodução: Internet)

Segundo o portal TVPedia Brasil, em 1968, a emissora foi vendida para a família Machado de Carvalho, da Record, e Murilo Leite, da Rede Bandeirantes. Mas a situação não melhorou. Em 15 de maio de 1971, 50% das ações foram vendidas para o grupo Gerdau e para o grupo da Televisão Difusora de Porto Alegre.

A emissora chegou a apresentar uma série de problemas. As dívidas com fornecedores e funcionários superavam o lucro obtido com programas e publicidade. Às vésperas de sua extinção, incluindo os salários atrasados dos 147 funcionários, calculava-se que a dívida da TV Rio passava de Cr$70 milhões.

Quando o canal saiu do ar?

No início de 1976, a emissora ficou fora do ar por quase uma semana devido a uma ação judicial movida pela RCA contra a falta de pagamento de equipamentos. Em fevereiro de 1977, novamente ficou fora do ar por 30 dias. No dia 6 de abril de 1977, a concessão foi cassada e seus transmissores foram definitivamente lacrados pelo Dentel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissora busca fugir da falência (Foto: Reprodução/SRzd)

Emissora carioca declarou falência (Reprodução: Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.