Falência e estúdios abandonados: O fim devastador de emissora carioca, rival da Record, afundada em dívidas

O fim devastador de emissora carioca
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de problemas podem levar o fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito do fim devastador de uma emissora carioca, rival da Record, que teve a falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a TV Rio. Tratava-se de uma emissora carioca que tinha sede na capital Rio de Janeiro. Foi fundada pelo empresário João Batista do Amaral, o Pipa, em junho de 1955. As informações, vale dizer, são do portal TVPedia Brasil.
A TV Rio fez parte das Rede de Emissoras Unidas, tendo liderado, juntamente com a TV Record de São Paulo, a rede homônima entre 1959 e 1967. A emissora carioca, vale dizer, teve vários programas que fizeram um enorme sucesso. Apostando em telenovelas, programas infantis, entre outras atrações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a desestruturação de sua aliada TV Record, a ausência de artistas de projeção e dirigentes competentes, a saída de Boni e Walter Clark e a competição com a recém inaugurada TV Globo deram início à decadência da TV Rio a partir de 1967.

Emissora carioca declarou falência (Reprodução: Internet)
Segundo o portal TVPedia Brasil, em 1968, a emissora foi vendida para a família Machado de Carvalho, da Record, e Murilo Leite, da Rede Bandeirantes. Mas a situação não melhorou. Em 15 de maio de 1971, 50% das ações foram vendidas para o grupo Gerdau e para o grupo da Televisão Difusora de Porto Alegre.
A emissora chegou a apresentar uma série de problemas. As dívidas com fornecedores e funcionários superavam o lucro obtido com programas e publicidade. Às vésperas de sua extinção, incluindo os salários atrasados dos 147 funcionários, calculava-se que a dívida da TV Rio passava de Cr$70 milhões.
Quando o canal saiu do ar?
No início de 1976, a emissora ficou fora do ar por quase uma semana devido a uma ação judicial movida pela RCA contra a falta de pagamento de equipamentos. Em fevereiro de 1977, novamente ficou fora do ar por 30 dias. No dia 6 de abril de 1977, a concessão foi cassada e seus transmissores foram definitivamente lacrados pelo Dentel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissora carioca declarou falência (Reprodução: Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br