265 lojas fechadas, fim de 2 mil funcionários e falência: O fim de maior rival das Casas Bahia no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/07/2024 15h59

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Loja fechada, homem triste e Casas Bahia (Fotos: Reproduções / Canva / Divulgação)

Maior rival das Casas Bahia no Brasil teve que lidar com a falência decretada na Justiça e mais de 2 mil demissões após entrar no auge

Fundada em 1952, a Casas Bahia tornou-se a principal varejista de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Mas, ao longo dos anos, inúmeras rivais começaram a surgir, enquanto algumas ainda estão no mercado, outras tiveram que lidar com a falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 01, iremos recordar a falência de uma das maiores rivais das Casas Bahia no Brasil. No auge, a empresa precisou lidar com o fechamento de 265 lojas e com a demissão de 2 mil funcionários.

Estamos falando das lojas Arapuã. Fundada no ano de 1957, em Lins, interior de São Paulo, a empresa tornou-se uma das grandes no segmento de eletroeletrônicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década de 1990, as lojas Arapuã tornaram-se uma das maiores varejistas do Brasil e concorriam direto com as Casas Bahia e Ponto Frio.

O segmento da empresa era focado na inovação e preços competitivos, fato que atraíam os brasileiros e aumentavam sua força no mercado. Porém, no ano de 1998, a empresa acabou quebrando quando tinha um total de 265 lojas e mais de 2 mil funcionários.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com informações do portal O Globo, a falência das lojas Arapuã foi decretada pela justiça no ano de 2003.

Lojas Arapuã fechadas (Foto: Reprodução / Internet)
Lojas Arapuã fechadas (Foto: Reprodução / Internet)

PROBLEMAS

Mesmo no auge, a rival da Casas Bahia passou a lidar com problemas financeiros devido a alta inadimplência de vendas a prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, as dívidas chegaram a ultrapassar o valor de R$ 1 bilhão, principalmente junto a fornecedores, segundo o portal UOL.

Em 1998, as Lojas Arapuã pediram concordata e se comprometeram a pagar as dívidas em até dois anos. A partir do acordo, a empresa focou em novos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta das contas negativas, a rival da Casas Bahia também passou a realizar demissões e a terceirizar os serviços. Mas, mesmo com os esforços, não conseguiu evitar a falência.

Lojas Arapuã (Foto: Reprodução / Paulo Rubens Fonseca)
Lojas Arapuã (Foto: Reprodução / Paulo Rubens Fonseca)
Thumbnail Video Youtube

Como ver fatura Casas Bahia pelo CPF?

Como havíamos mencionado, as Casas Bahia tornaram-se uma das maiores varejistas no país devido aos produtos e preços de qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro serviço muito utilizado entre os clientes é o cartão de crédito da varejista. Mas, muitos ficam na dúvida de como ver a fatura.

De acordo com o site oficial, o passo a passo para ver a fatura pelo CPF é simples. Confira:

  • Acesse o App Bradesco Cartões;
  • Faça login com CPF e senha;
  • Em seguida, localize o menu de “Faturas”;
  • Emita a segunda via da fatura do cartão.
Casas Bahia
Unidade das Casas Bahia (Foto: Divulgação/Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.