Dívida milionária e falência: O fim de montadora n°1 dos brasileiros com mais de 40M de carros vendidos

Endividada e caindo na falência, veja a trajetória da montadora que foi líder no Brasil com mais de 40 milhões de carros vendidos
A gigante do setor automotivo, responsável pela venda de mais de 40 milhões de carros no Brasil, enfrentou um colapso financeiro que colocou em risco sua continuidade e levou a sua falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora, que já foi líder no país por décadas, lutou contra uma dívida milionária que a levou à falência.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do UOL, detalha agora os anos de ouros e a falência da montadora Gurgel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falência da Gurgel
- A Gurgel Motores S/A foi fundada em 1º de setembro de 1969 por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
- A empresa surgiu com o objetivo de criar uma indústria automobilística 100% nacional no Brasil.
- Inicialmente, a Gurgel produzia karts e pequenos modelos infantis, destacando-se pela qualidade.
- O primeiro carro da Gurgel foi o Ipanema, lançado em setembro de 1969.
- O Ipanema foi um bugre com capota de lona e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.
- A Gurgel utilizou componentes da Volkswagen, como suspensão e motor a ar 1.6, no Ipanema.
- O modelo Ipanema se destacou pela sua capacidade off-road e confiabilidade.
- A Gurgel consolidou sua marca no mercado nacional com a produção do Ipanema.

Crescimento
Nos anos seguintes, a Gurgel expandiu sua linha de produtos, lançando modelos como o Xavante, um jipe com linhas quadradas e robustas, e o Tocantins, em 1988, que se destacou pela versatilidade e desempenho.
Além disso, a empresa também se aventurou no desenvolvimento de veículos elétricos, como o Itaipu, apresentado em 1974, que representou um marco na indústria automobilística brasileira.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No entanto, apesar das inovações, a Gurgel enfrentou desafios significativos para competir com as montadoras estrangeiras estabelecidas no país.
Começo do declínio

A década de 1980 foi marcada por dificuldades financeiras para a Gurgel. A empresa acumulou dívidas milionárias e enfrentou dificuldades para vender seus produtos, o que levou à falência em 1º de março de 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão judicial determinou o fechamento da fábrica em Rio Claro, encerrando as operações da primeira e única fabricante nacional de automóveis do Brasil.
A falência da Gurgel foi atribuída a diversos fatores, incluindo a falta de apoio governamental e o lobby das montadoras estrangeiras, que influenciaram políticas públicas favoráveis às suas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa enfrentou desafios relacionados à qualidade dos produtos, falhas mecânicas e um motor pouco confiável, o que prejudicou sua imagem no mercado.
Compra da marca
Uma outra empresa adquiriu o nome “Gurgel” após a falência e atualmente importa triciclos para o Brasil. No entanto, a nova empresa não possui relação com a original Gurgel Motores S/A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os veículos produzidos pela Gurgel original ainda circulam nas ruas brasileiras, embora em número reduzido, devido à escassez de peças de reposição e oficinas especializadas.
Qual é o carro mais vendido de 2025 até agora?
Até o momento, em 2025, o Volkswagen Polo mantém sua liderança como o carro mais vendido no Brasil. Em 2024, o modelo registrou 140.177 unidades emplacadas, consolidando-se como o veículo de passeio mais comercializado no país.
Além disso, o Polo lidera o segmento de hatches, que representa 27,2% do mercado nacional.
por fim, a Volkswagen também se destaca no segmento de SUVs, com o T-Cross liderando as vendas entre os utilitários esportivos.
CONCLUSÃO
Em conclusão, a trajetória da Gurgel Motores S/A ilustra as dificuldades enfrentadas por iniciativas nacionais em setores dominados por grandes corporações internacionais.
Contudo, a falta de políticas públicas eficazes e o lobby das montadoras estrangeiras resultaram na falência de uma empresa que, apesar de suas contribuições para a indústria automobilística brasileira, não conseguiu sobreviver à pressão do mercado globalizado.
Veja também matéria especial sobre: Afundada em dívidas: Montadora n°1, tão popular quanto a HONDA, vive terror de falência em país.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu