Dívida milionária e falência: O fim de montadora n°1 dos brasileiros com mais de 40M de carros vendidos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/01/2025 19h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência de montadoras - Foto Reprodução Internet

Endividada e caindo na falência, veja a trajetória da montadora que foi líder no Brasil com mais de 40 milhões de carros vendidos

A gigante do setor automotivo, responsável pela venda de mais de 40 milhões de carros no Brasil, enfrentou um colapso financeiro que colocou em risco sua continuidade e levou a sua falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora, que já foi líder no país por décadas, lutou contra uma dívida milionária que a levou à falência.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do UOL, detalha agora os anos de ouros e a falência da montadora Gurgel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência da Gurgel

  • A Gurgel Motores S/A foi fundada em 1º de setembro de 1969 por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
  • A empresa surgiu com o objetivo de criar uma indústria automobilística 100% nacional no Brasil.
  • Inicialmente, a Gurgel produzia karts e pequenos modelos infantis, destacando-se pela qualidade.
  • O primeiro carro da Gurgel foi o Ipanema, lançado em setembro de 1969.
  • O Ipanema foi um bugre com capota de lona e carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.
  • A Gurgel utilizou componentes da Volkswagen, como suspensão e motor a ar 1.6, no Ipanema.
  • O modelo Ipanema se destacou pela sua capacidade off-road e confiabilidade.
  • A Gurgel consolidou sua marca no mercado nacional com a produção do Ipanema.
João do Amaral Gurgel (Foto: Reprodução)
João do Amaral Gurgel (Foto: Reprodução)

Crescimento

Nos anos seguintes, a Gurgel expandiu sua linha de produtos, lançando modelos como o Xavante, um jipe com linhas quadradas e robustas, e o Tocantins, em 1988, que se destacou pela versatilidade e desempenho.

Além disso, a empresa também se aventurou no desenvolvimento de veículos elétricos, como o Itaipu, apresentado em 1974, que representou um marco na indústria automobilística brasileira.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No entanto, apesar das inovações, a Gurgel enfrentou desafios significativos para competir com as montadoras estrangeiras estabelecidas no país.

Começo do declínio

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Gurgel Motors foi a montadora rival da Volkswagen que decretou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

A década de 1980 foi marcada por dificuldades financeiras para a Gurgel. A empresa acumulou dívidas milionárias e enfrentou dificuldades para vender seus produtos, o que levou à falência em 1º de março de 1994.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão judicial determinou o fechamento da fábrica em Rio Claro, encerrando as operações da primeira e única fabricante nacional de automóveis do Brasil.

A falência da Gurgel foi atribuída a diversos fatores, incluindo a falta de apoio governamental e o lobby das montadoras estrangeiras, que influenciaram políticas públicas favoráveis às suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a empresa enfrentou desafios relacionados à qualidade dos produtos, falhas mecânicas e um motor pouco confiável, o que prejudicou sua imagem no mercado.

Compra da marca

Uma outra empresa adquiriu o nome “Gurgel” após a falência e atualmente importa triciclos para o Brasil. No entanto, a nova empresa não possui relação com a original Gurgel Motores S/A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro da montadora Gurgel (Foto: Reprodução)

Os veículos produzidos pela Gurgel original ainda circulam nas ruas brasileiras, embora em número reduzido, devido à escassez de peças de reposição e oficinas especializadas.

Qual é o carro mais vendido de 2025 até agora?

Até o momento, em 2025, o Volkswagen Polo mantém sua liderança como o carro mais vendido no Brasil. Em 2024, o modelo registrou 140.177 unidades emplacadas, consolidando-se como o veículo de passeio mais comercializado no país.

Além disso, o Polo lidera o segmento de hatches, que representa 27,2% do mercado nacional.

por fim, a Volkswagen também se destaca no segmento de SUVs, com o T-Cross liderando as vendas entre os utilitários esportivos.

CONCLUSÃO 

Em conclusão, a trajetória da Gurgel Motores S/A ilustra as dificuldades enfrentadas por iniciativas nacionais em setores dominados por grandes corporações internacionais.

Contudo, a falta de políticas públicas eficazes e o lobby das montadoras estrangeiras resultaram na falência de uma empresa que, apesar de suas contribuições para a indústria automobilística brasileira, não conseguiu sobreviver à pressão do mercado globalizado.

Veja também matéria especial sobre: Afundada em dívidas: Montadora n°1, tão popular quanto a HONDA, vive terror de falência em país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.