Falência, todas as lojas fechadas e adeus: O triste fim de 3 shoppings populares em SP após anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/04/2024 13h44

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Shopping - Foto: Canva

O triste fim de 3 shoppings populares em São Paulo, até com falência

A falência de uma grande empresa sempre é motivo de impacto para os consumidores e na maioria das vezes, acaba tomando uma repercussão nacional. Quando se trata do fim de grandes shoppings então… Dá sempre muito o que falar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, com falência, todas as lojas fechadas e adeus, vocês irão conferir nesta segunda-feira (29), tudo sobre o triste fim de 3 shoppings populares em SP após anos, que até hoje é difícil de acreditar.

Vamos iniciar falando sobre o Shopping Artur Alvim. As informações são do portal Assuntos Criativos. Bom, segundo foi divulgado pela fonte em 2020, i antigo Shopping Artur Alvim, popularmente conhecido como Coquinho, uma referência aos coqueiros que ficavam posicionados na entrada, era um dos grandes centros comerciais da região e fechou suas portas em 1994 desde então nunca mais abriu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, de lá para cá houve muitas especulações do que poderia se tornar, contudo, até então, nada foi feito e o prédio abandonado é usado por mendigos, criminosos e animais abandonados. Sem manutenção desde o fechamento o prédio corre o risco de cair.

Shopping Artur Alvim - Foto Internet
Shopping Artur Alvim – Foto Internet

Em segundo lugar, vamos falar então sobre o Best Shopping, que ficava em São Bernardo do Campo. As informações são do portal G1. Tendo sido fundado em julho de 1986, o empreendimento chegou a receber média de 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana, o que era um marco para a época.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nos 14 anos em que ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros, praticantes de esportes radicais, como parkour, treinamento militar e há relatos até de rituais macabros.

“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, no ano de 2015, o tão esperado anúncio da demolição do que sobrou do Best Shopping foi feito pelo advogado do empreendimento, Marco Alexandre. 

Assumi o Best Shopping há quatro anos com o objetivo de unificar as 192 matrículas de proprietários das lojas. Para fazer qualquer ação, como a demolição do prédio, é preciso ter até 80% do quórum e chegamos a 92% desses proprietários, mais a massa falida da construtora”, informou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Best Shopping (Foto: Reprodução/Internet)
Best Shopping (Foto: Reprodução/Internet)

E por fim, mas não menos importante, podemos citar também o Marechal Plaza Shopping. As informações são do portal Correio do Interior.

O que aconteceu com o Marechal Plaza Shopping?

Conforme a fonte, o Marechal Plaza Shopping, um dos principais shoppings center de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou falência, bem como a demissão de todos os seus funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o local, o Shopping foi criado em 2004, pela MZM Construtora, e possuía 8 mil metros quadrados de área, com 38 lojas. Inclusive, uma boa parte da Renda de São Bernardo vinha dos serviços prestados pelo Shopping, que atraia muitos turistas.

-Marechal Plaza Shopping (Reprodução - Internet)
-Marechal Plaza Shopping (Reprodução – Internet)

Conforme a fonte, um dos motivos pela falência, que não foi explicada ainda pelos donos do Shopping, é o aumento das compras online no e-commerce.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.