Falência decretada: O triste fim de 5 montadoras gigantescas ao serem aniquiladas após anos no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/01/2024 22h53

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O triste fim de 5 montadoras gigantescas após ano Brasil - Foto: Montagem

O fim decadente de fabricantes no Brasil após anos

Sem sombra de dúvidas, abrir um negócio não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito da falência de 5 montadoras, que tiveram as fábricas desativadas, após serem aniquiladas no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, as fabricantes em questão se tratam de produtoras de veículos pesados, que infelizmente, não conseguiram obter o sucesso desejado em sua trajetória no território nacional.

A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra fabricante da lista e muito conhecida no Brasil até hoje é a ‘Fiat Diesel’. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.

Mas, as vendas foram caindo com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a marca deixou o Brasil no ano de 1985.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.

A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge. Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não properou e acabou encerrando suas atividades em 2001.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a maior montadora de caminhão no Brasil?

Vale destacar que, a principal marca de caminhões em território nacional se trata da Scania, presente no país desde 1957. A Volkswagen também representa muito bem o grupo no Brasil desde 1979, além da marca MAN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.