Dívida de R$1 bilhão e falência: O triste dia que rival tradicional das Casas Bahia acabou dando adeus

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

27/06/2023 13h02

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Concorrente da Casas Bahia decretou falência (Foto: Reprodução/Uol/Internet)

Grande concorrente da Casas Bahia no passado, a Arapuã decretou falência após dívida bilionária nos últimos anos

A Casas Bahia é uma das lojas de departamento que conseguiram sobreviver às mudanças de mercado e de economia das últimas décadas. A concorrência com a empresa foi tão grande que várias outras varejistas não resistiram às crises e decretaram falência, como a Arapuã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca era mais uma das que vendiam eletrodomésticos, móveis e vários outros produtos para a casa. Sua origem é da cidade de Lins, no interior de São Paulo, nos anos 1950.

Nos anos 90, a Arapuã teve uma concorrência de peso com a Casas Bahia e a Ponto Frio, já que as duas marcas se tornaram líderes no segmento e conseguiram superar os períodos de crise financeira no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação ficou tão difícil que em 2000 a varejista entrou com um pedido de recuperação judicial.

Arapuã cresceu nos anos 1980 (Foto: Paulo Rubens Fonseca)

Arapuã teve grande crescimento nos anos 1980 (Foto: Paulo Rubens Fonseca)

DÍVIDA BILIONÁRIA

Em 2002, com uma dívida de R$1 bilhão, a empresa fechou lojas e demitiu vários funcionários, entretanto, não cumpriu integralmente o acordo correndo o risco da Justiça decretar a falência. Isso porque a empresa estava com três parcelas vencidas das concordatas que estabeleceu em anos anteriores.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na época, a Justiça optou por não decretar a falência da Arapuã por confiar no seu plano de reestruturação. A Justiça decretou falência da empresa em 2005, mas no mesmo ano houve um novo pedido de recuperação judicial, que foi concedido.

QUANDO A ARAPUÃ FECHOU DE VEZ?

O fim da loja aconteceu de vez em 2020, quando o STJ determinou que o resultado do julgamento do TJ-SP foi ilegal porque a Arapuã havia descumprido a concordata e já tinha a falência decretada, isso em 2005, o que inabilita a empresa a qualquer pedido de recuperação judicial. Os ministros do STJ determinaram falência pela segunda vez por 4 votos a 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arapuã faliu de vez em 2020 (Foto: Reprodução/Isto É)

Arapuã faliu de vez em 2020 (Foto: Reprodução/Isto É)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.