William Bonner pega todos de surpresa ao comunicar durante edição do Jornal Nacional a falência de 2 bancos em um intervalo de 3 dias
A falência simultânea de dois bancos populares causou um alvoroço no país. A notícia foi confirmada com urgência pelo apresentador William Bonner durante o Jornal Nacional, levando pânico a milhões de brasileiros. As instituições, que até então eram consideradas pilares de estabilidade financeira, deixaram clientes e investidores em estado de alerta, temendo os impactos econômicos e as consequências para o sistema bancário nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante edição do Jornal Nacional, Bonner pegou todos de surpresa ao confirmar que “Fechamento de 2 bancos em 3 dias nos EUA coloca mercado financeiro internacional em alerta“. A matéria foi ao ar no dia 13 de março de 2023.
Em um evento que abalou a confiança do sistema financeiro global, dois bancos dos Estados Unidos fecharam suas portas em um intervalo de apenas três dias, entre 10 e 12 de março de 2023. O Silicon Valley Bank (SVB),conhecido por ser o “banco das startups”, e o Signature Bank, com sede em Nova York, foram as instituições afetadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O colapso do SVB, em particular, representou a maior falência de um banco americano desde a crise de 2008, evidenciando fragilidades no setor e gerando incertezas no mercado internacional.
Fatores
Segundo o Jornal nacional, as razões por trás das falências são complexas e multifacetadas, mas, em geral, estão relacionadas a uma combinação de fatores como:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
- Aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve: Essa medida, implementada para combater a inflação,tornou os empréstimos mais caros, afetando negativamente as empresas que dependiam do crédito para financiar suas operações, especialmente as startups em fase inicial de crescimento.
- Exposição excessiva a investimentos em tecnologia: O SVB, em particular, havia direcionado grande parte de seus recursos para financiar startups de tecnologia. Com a desvalorização de muitas dessas empresas em meio ao cenário macroeconômico adverso, o banco viu seu capital próprio ser seriamente comprometido.
- Corridas bancárias: Diante da incerteza sobre a saúde financeira das instituições, correntistas correram para sacar seus depósitos, agravando ainda mais a situação dos bancos e precipitando seu colapso.
Consequências
As falências do SVB e do Signature Bank provocaram um efeito cascata no mercado financeiro internacional,gerando pânico entre os investidores e levando a quedas nas bolsas de valores ao redor do mundo. O temor era de que a crise se espalhasse para outras instituições financeiras, desencadeando uma nova onda de insolvências e instabilidade sistêmica.
Para conter o contágio e evitar um colapso financeiro mais amplo, as autoridades americanas intervieram rapidamente. O FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) garantiu os depósitos dos correntistas dos bancos falidos, enquanto o Fed injetou liquidez no sistema para evitar um congelamento do crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o maior Banco do Brasil?
De acordo com O Valor Econômico, o Itaú é, de longe, o maior banco brasileiro em ativos. São R$ 2,789 trilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE