Falência e sumiço: 3 chocolates com gosto de infância foram extintos e você nem se deu conta

Descubra 3 chocolates icônicos da infância que sumiram das prateleiras, como Pan e Sedução; Entenda as falências, as mudanças estratégicas
Quando falamos em sabor da infância, automaticamente nos transportamos para nossas memórias afetivas. Neste cenário, as marcas de chocolate clássicas criam vínculos emocionais ainda mais profundos, surgindo em lanches escolares, festas de aniversário e celebrações diversas.
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Porém, o dinamismo do mercado, por vezes, impõe desafios e nem todos os produtos resistem ao tempo.
Inclusive, entre falências, ajustes estratégicos e desaparecimentos repentinos, certas linhas sumiram das prateleiras, deixando apenas lembranças nostálgicas.
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E é sobre isso que este artigo se trata! Detalhamos abaixo o fim de algumas linhas amadas que, por decisões estratégicas e, até mesmo, falência, tiraram estes doces do mercado.
Sendo assim, com base nas informações de pesquisas do portal Wiki, História das Marcas e UOL, trazemos mais detalhes de como foi essa despedida.
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Um adeus estratégico
Geralmente, grandes fabricantes ajustam seus portfólios globalmente e, neste ínterim, alguns clássicos acabam sofrendo as consequências dessa reestruturação.
- Bombom Sedução: A Nestlé lançou o Bombom Sedução ainda nos anos 90. O doce destacava-se pelo recheio cremoso de avelã e cobertura de chocolate ao leite, com listras de chocolate branco na superfície. O produto integrava as caixas de bombons da linha Especialidades e conquistou destaque, permanecendo nas prateleiras por anos. A Nestlé não divulgou declarações oficiais sobre a retirada da linha, mas analistas de mercado sugerem que a empresa ajusta seu portfólio estrategicamente.

- Croquete: O Croquete surgiu nos anos 70 e era um chocolate que tinha um inesquecível e delicioso recheio crocante, embalado em um tubo de papelão. O doce alcançou sucesso por décadas, mas, ao que tudo indica, a marca descontinuou a linha devido a mudanças no comportamento do consumidor e a um reposicionamento estratégico. A empresa não ofereceu declarações oficiais sobre o fim do Croquete.

Chocolates Pan: A falência
Por fim, temos a história da Chocolates Pan, a qual terminou de forma bem diferente e devastadora. Isso porque a empresa, fundada ainda na década de 30, destacou-se pela inovação e criatividade, lançando ícones como os “cigarrinhos de chocolate” e a caixa de lápis de chocolate, que marcaram gerações.
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Apesar de décadas de sucesso, a empresa enfrentou dificuldades financeiras persistentes e problemas administrativos.
Em 27 de fevereiro de 2023, a Justiça decretou oficialmente a falência da Pan.
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A decisão baseou-se em dívidas superiores a R$ 300 milhões e em uma inadimplência fiscal crônica que durou mais de 20 anos.
A administradora judicial chegou a fazer a seguinte declaração:
“A recuperanda (Pan) não paga seus impostos regularmente há mais de 20 anos, conduta que configura fraude. Existe insuficiência de caixa e impossibilidade de regularização do passivo, fato que compromete, irremediavelmente, seu soerguimento.”
Não localizamos declarações diretas dos responsáveis pela fábrica.
O que aconteceu com o que sobrou da Chocolates Pan?
A Cacau Show arrematou o complexo industrial da Pan, em São Caetano do Sul (SP), depois que a empresa encerrou as atividades.
A subsidiária CCSH realizou a compra do imóvel, inicialmente avaliado em R$ 105 milhões, por R$ 71 milhões, em leilão realizado em outubro de 2023.
A aquisição incluiu 10.432 m² de área industrial, equipamentos e maquinário.
As 37 marcas registradas da Pan foram leiloadas separadamente. A empresa Real Solar, de Goianinha (RN), adquiriu o portfólio por R$ 3,7 milhões, vencendo a disputa contra outras concorrentes.
A intenção da nova administração é relançar algumas das marcas no mercado, gerando novos empregos e receitas.
Quais chocolates retornaram ao mercado?
Em contrapartida, alguns chocolates amados dos anos 90 voltaram ao mercado, para a alegria de milhares de brasileiros que cresceram consumindo essas delícias.
Chocolate da Turma da Mônica
O Chocolate da Turma da Mônica voltou ao mercado e, para quem não se lembra, ele era todo feito em chocolate ao leite com o personagem em chocolate branco, o que fez sucesso nos anos 90. Mas a falta de renovação do contrato de licenciamento tirou o produto de linha no início dos anos 2000. No entanto, atendendo a pedidos nostálgicos, a Brasil Cacau conseguiu relançar a linha em outubro de 2024, embora bem diferente da proposta inicial.
Chocolate Surpresa
A Nestlé relançou o Chocolate Surpresa no final de janeiro e início de fevereiro de 2025. O produto vinha com cartões educativos de animais e curiosidades, e a empresa descontinuou o item no início dos anos 2000. Mas, para alegria de muitos grandinhos e de novas gerações, a Nestlé anunciou o relançamento em janeiro de 2025, atendendo aos pedidos dos consumidores que sentiram falta do produto.
Mas, para saber de outras marcas de produtos que se foram, clique aqui*.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

