Treze anos após a falência, uma marca e fábrica de varejista amada vão a leilão, encerrando um capítulo icônico do varejo de moda brasileiro
O mercado brasileiro de moda foi profundamente transformado por grandes marcas e varejistas que, ao longo dos anos, conquistaram o gosto do público e se tornaram verdadeiros ícones de revolução e estilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, muitas dessas marcas, as quais já foram líderes de mercado, desapareceram das prateleiras e shoppings, permanecendo apenas na memória dos consumidores.
Um exemplo emblemático desse processo é a marca de jeans Staroup, que, agora, após 13 anos desde sua falência, enfrenta mais uma etapa de sua liquidação, a qual simboliza a última pá de cal e pode a enterrar de vez neste ano de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, com base em informações do portal Época e Wiki, trazemos mais detalhes abaixo:
Do topo ao chão
A Botucatu Têxtil fundou a marca Staroup nos anos 70, voltando-a ao público mais jovem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não demorou muito para a grife se destacar nas décadas seguintes como uma das principais marcas de jeans do país, com campanhas publicitárias estreladas por celebridades e prêmios que consolidaram seu apelo cultural.
Inclusive, a presença da marca na abertura da novela Dancin’ Days, da TV Globo, virou referência de época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a expansão da empresa não foi acompanhada por estabilidade financeira.
A Botucatu Têxtil entrou com pedido de concordata no início dos anos 2000 e tentou duas reestruturações, sendo a última em 2008, ambas sem sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O colapso veio em 2012, com a decretação da falência e o início da liquidação judicial.
A última pá!
Em meados do dia 9 de outubro, a Justiça colocou em leilão judicial a antiga sede da Botucatu Têxtil, localizada em Botucatu, interior de São Paulo, com lance inicial de R$ 29,6 milhões.
O imóvel de 286.010 metros quadrados de terreno e 6.800 metros quadrados de área construída representa o principal ativo industrial ainda disponível da empresa.
O leilão está em sua segunda fase e segue aberto até o próximo dia 21, com participação exclusivamente online pela plataforma Positivo Leilões.
Conforme citamos, esse leilão marca mais uma etapa na venda dos ativos da massa falida da Botucatu Têxtil, que teve a falência decretada em 2012.
Desde então, imóveis da companhia vêm sendo alienados para quitar dívidas com credores. A sede da empresa é o principal ativo industrial ainda disponível.
Segundo Erick Teles, leiloeiro responsável pelo processo, a localização estratégica do imóvel aumenta o apelo para operações logísticas, fundos imobiliários e construtoras.
A empresa encerra a liquidação de seus ativos físicos e mantém apenas duas áreas remanescentes em São Paulo para leilão.
Qual é o futuro da Staroup?
Após a venda dos imóveis, a massa falida pretende leiloar também a marca Staroup. Mesmo fora do mercado há mais de dez anos, a marca segue registrada e com apelo reconhecível no varejo de moda.
A dúvida agora é se haverá interessados em tentar um reposicionamento ou se a marca será adquirida apenas como ativo patrimonial.
MAS ATENÇÃO! Não há declarações recentes dos antigos responsáveis. As únicas “declarações” encontradas são as informações técnicas e financeiras fornecidas pelas casas de leilão (como a Positivo Leilões) e pelo administrador judicial sobre o andamento da venda dos ativos.
No entanto, o espaço segue em aberto caso ela queira expor a sua versão dos fatos.Mas, para saber mais informações sobre outras falências, clique aqui.